Edição
Edição
Sulminas146

Turismo

4 cidades imperdíveis para conhecer no Sul de Minas

Site colaborativo de viajantes seleciona quatro cidades com dicas do que fazer no Sul de Minas.

Artigo por Dubbi

Que viajante não gosta de comer bem e conhecer paisagens incríveis? O Sul de Minas é a região perfeita para esse encontro, com cidadezinhas charmosas, povo hospitaleiro, delícias mineiras da gastronomia e muita natureza para explorar. O Dubbi, plataforma colaborativa de viajantes, preparou algumas dicas do que fazer por lá.

Capitólio

Foto: Prefeitura de Capitólio
Capitólio
Capitólio

Situada às margens do Lago Furnas e próxima à Serra da Canastra, essa pequena cidade de pouco mais de 8 mil habitantes surpreende por seus cânions de mais de 20 metros de altura, rodeados por águas cristalinas e cachoeiras com quedas de apreciar por horas a fio.

Capitólio ainda tem um balneário a 7 km do centro da cidade, que é uma das principais fontes de rendas do município, com cerca de 800 casas de segunda residência, além de várias outras opções de lagos e cachoeiras.

No Restaurante do Turvo, é possível degustar um dos melhores cardápios de peixe da região, como a tillápia na telha e a traíra desossada.

Poços de Caldas

Foto: Prefeitura de Poços de Caldas
Poços de Caldas
Poços de Caldas

Difícil não se encantar por essa pacata cidade no sul de Minas. O primeiro e mais óbvio passeio é tour do Teleférico, que leva até a Serra de São Domingos, em um percurso de 1.500 metros, um dos mais altos do Brasil nesse tipo de deslocamento. Lá de cima, é possível apreciar uma vista panorâmica de toda a região. Antes de descer, vá até o Cristo Redentor e contemple a Pedra Balão, esculpida pela ação do vento e da chuva.

Várias fontes estão espalhadas pela cidade, e, segundo dizem, a água tem características terapêuticas. Passe uma tarde no Country Club, parque gratuito com quadras e trilhas para fazer esportes ou relaxar.

À noite, o ambiente é ideal para um passeio em casal, principalmente próximo à praça principal da cidade, que conta com um relógio floral, uma ponte charmosa para namorar, e uma fonte iluminada. Em volta, existem ótimas opções de restaurantes e pizzarias.

Parque Estadual do Ibitipoca (Lima Duarte)

Foto: Viajadora
Parque Estadual do Ibitipoca (Lima Duarte)
Parque Estadual do Ibitipoca (Lima Duarte)

Em plena Zona da Mata, é um dos parques mais bonitos de Minas Gerais. Repleto de grutas, o local abriga ainda mirantes, praias, piscina natural, cachoeiras e o pico da Lombada, com 1.784 metros de altura, com uma vista panorâmica inigualável.

O parque abre todos os dias, exceto às segundas, das 7h às 18h. Possui área de camping e restaurante. Para chegar até ele, é preciso chegar até o município de Lima Duarte e depois encarar 30 km de estrada de chão. Também dá para pernoitar na vila de Ibitipoca, na Pousada Alternativa.

São Thomé das Letras

Foto: Divulgação Pousadinhas
São Thomé das Letras
São Thomé das Letras

A cidade é famosa por atrair hippies e pessoas interessadas na mística do lugar. São mais de 30 cachoeiras, sendo que a Eubiose, Véu da Noiva, Vale das Borboletas, Shangri-Lá valem uma visita se o tempo na cidade for curto.

Aproveite para ver o pôr do sol no Morro do Cruzeiro ou da Pirâmide, que são próximos um do outro. De lá, enxerga-se a cidade e tem uma vista de tirar o fôlego da Serra da Mantiqueira.

Siga o Sulminas146 no Facebook e no Twitter

Seja o primeiro a comentar