Morador de Cristina tenta concretizar a criação de entidade de Bombeiros Voluntários para ajudar em resgates na região
Por Petterson Rodrigues
Do Sul de Minas
Um acidente automobilístico mudou a vida de Cleber de Oliveira Santos doze anos atrás. Entre Maria da Fé e Cristina, no Sul de Minas, ele foi socorrido por um conhecido, que o tirou de dentro do carro e levou-o para o Hospital, já que o resgate na região, naquela época, praticamente não existia.
“Fui mal atendido e quase morri. Se não fosse levado para o hospital eu não estaria contando essa história agora. Desde então prometi que faria alguma coisa em prol dos outros, para fazer resgates de acidentes de carros. Pensei em campanhas e depois amadureci para os resgates. Montei a ideia com amigos da área da saúde”, contou Cleber, que é técnico instalador de telecomunicações.
Morador de Cristina, este voluntário batalha a pouco mais de um ano para colocar em prática a promessa da década passada. Para isso, criou a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cristina – MG, totalmente voluntária, tendo seus serviços voltados à prestação de serviços pré-hospitalar em qualquer tipo de acidente, combatendo princípios de incêndios, atuando em catástrofes naturais, realizando campanhas de conscientização no trânsito e outros, atendendo as vitimas de acidentes e acompanhando-as até ao hospital da cidade, sendo um serviço sem custos à população.
Segundo o bombeiro voluntário do Sul de Minas, cerca de 30 pessoas estão envolvidas diretamente no projeto, que atualmente angaria apoios, doações e passa por cursos preparatórios e obrigatórios para que estejam prontos e habilitados ao trabalho. Ele espera que até dezembro tudo esteja pronto para que consiga pagar sua promessa e levar ajuda aos moradores de Cristina e região.
“Já era para estar em funcionamento desde março ou abril de 2014, mas por falta de informações e recursos que também fomos correndo paralelo atrás de tudo isso, mais os cursos para os socorristas voluntários”, explicou, esperançoso.
Os Bombeiros Voluntários de Cristina se espelharam no projeto GS Resgate Voluntário, do Rio Grande do Sul, que segundo Cleber, apoiou a iniciativa mineira desde o início, propiciando palestra na cidade e dois dias de cursos, além de um simulado com duas cenas de diferentes de acidentes.
Até dezembro, para que o projeto do Sul de Minas se concretize, o bombeiro voluntário espera pela maior doação, ou que até lá junte forças e recursos para a aquisição. “A ideia é de ter um carro de apoio. E esse carro teria que ser uma picape estrada por exemplo, ou uma outra picape resistente. Lutaremos também para termos uma ambulância, assim agilizaremos o atendimento”, contou.
Além da promessa que fez, as condições de atendimento e a distribuição de bombeiros e de resgate da região foram outros motivos que ocasionaram na iniciativa. “Depois de conversar com amigos e de ver a necessidade do município e da região de se ter um atendimento pré-hospitalar mais eficaz, rápido e com qualidade, já que o quartel do Corpo de Bombeiros Militar mais próximo é de São Lourenço, mas fica a 38 km de Cristina. E o quartel que atende a nossa cidade e região é de Itajubá, distante 51 km. E vendo que ambos os Quartéis do CBM, atendem mais de 25 cidades cada, e também que, sem técnicos de enfermagem, enfermeiros, condutores e auxiliares sem treinamentos e qualificados na cidade, para fazer um atendimento a qualquer tipo de acidente, resolvemos então nos unir” concluiu.
Quem quiser apoiar a iniciativa dos voluntários de Cristina, pode entrar em contato pelo telefone: 35 9147-6860, ou pelo email: [email protected]
1 comentário
[…] Após acidente, mineiro segue promessa para criar Bombeiros Voluntários no Sul de Minas […]