Edição
Edição
Sulminas146

Sul de Minas

As 10 melhores cidades para se viver no Sul de Minas, segundo Firjan

O IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) é um estudo que acompanha o desenvolvimento socioeconômico de todas as mais de 5 mil cidades brasileiras em três áreas de atuação.

Dentre as 311 melhores cidades para se viver no Brasil, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), estão as dez melhores colocadas do Sul de Minas, levando em consideração questões como educação, saúde, emprego e renda, segundo o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM).

Maior destaque para Extrema, primeira cidade do ranking nacional, seguida por Pouso Alegre, sendo a 81ª no cenário nacional e segunda no Sul de Minas. Veja ranking das dez cidades abaixo.

Foto: divulgação
Extrema é a primeira do ranking do índice Firjan
Extrema é a primeira do ranking do índice Firjan

Em sua nova edição – com base em dados oficiais de 2013, últimos disponíveis – o estudo divulgado no mês passado, traz comparações com outros anos da série histórica, iniciada em 2005, e projeções sobre a evolução do desenvolvimento por conta da deterioração do cenário econômico.

O indicador varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: desenvolvimento baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1). Foram avaliados 5.517 municípios, que abrigam 99,8% da população. Ficaram fora do índice cinco cidades criadas recentemente, que ainda não possuem dados suficientes para análise, e 48 que não declararam ou possuem informações inconsistentes.

Veja ranking completo

O IFHM não mede exatamente qualidade de vida. Embora, claro, municípios com elevados índices de educação, saúde, emprego e renda alta tendam a ser bons lugares para se viver.

O levantamento é feito pela Firjan exclusivamente com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Veja o ranking das 10 melhores cidades:

Arte: Sulminas146
Ranking IFDM Sul de Minas
Ranking IFDM Sul de Minas
Siga o Sulminas146 no Facebook e no Twitter

6 comentários

  1. Eduardo Giachini

    Itanhandu e Passa Quatro são duas cidades com histórias parecidas, tamanhos parecidos, populações parecidas e separadas por apenas 12 Km. Mas Passa Quatro, mesmo com todo o seu potencial turístico (bem maior que o de Itanhandu), ainda está no grupo de cidades com "desenvolvimento moderado" enquanto sua vizinha Itanhandu já entrou para o seleto grupo das cidades brasileiras com "alto desenvolvimento" socioeconômico. Qual a diferença histórica entre elas? Os políticos de uma e de outra!

  2. Daniel

    de quando é este levantamento?

    • Moderador

      Olá, os dados são de 2013, os últimos disponíveis e publicados pela Firjan em dezembro de 2015. Abraço!

  3. Jose

    Passa Quatro: Lembrei Jose Dirceu, volte quatro casas 1970. kkkkk

  4. luiz carlos do amaral

    A verdade verdadeira, como diria o Neto, é que o Sul de Minas esta grudadinho ao Leste Paulista, e se confundem desde a revolucação do Cafe com Leite. kkkkkk Extrema então....é paulista

    • Alencar Laignier

      Então outra verdade verdadeira é que os assaltos, assassinatos e a roubalheira está em Extrema. Logo Extrema é realmente paulista.