Edição
Edição
Sulminas146

Aiuruoca

Associação Terras Altas da Mantiqueira cadastra propriedades rurais de municípios

O CAR é um serviço do Ministério do Meio Ambiente e auxilia no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.

Do Sulminas146

Exemplo de uma área cadastrada (foto: reprodução)

Exemplo de uma área cadastrada (foto: reprodução)

A Associação Terras Altas da Mantiqueira (ATAM) disponibiliza para os oito municípios associados o trabalho de um profissional para realização do cadastro de propriedades da região. O engenheiro florestal Hermano Reis está realizando o trabalho do Cadastro Ambiental Rural (CAR) nas cidades de Aiuruoca, Alagoa, Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde e Virgínia.

O prazo oficial para realização do CAR é dia 06 de maio de 2015. Os interessados podem entrar em contato com a ATAM. 35 3361-3022 e 9939-1462.

“O CAR é uma exigência prevista em lei. Com ele, os órgãos públicos federais, estaduais e municipais ligados ao meio ambiente fazem o controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico das áreas rurais. O CAR está integrado as mais modernas tecnologias de monitoramento espacial, sendo uma ferramenta eficaz no controle e combate ao desmatamento. É uma maneira do produtor demonstrar sua legalidade e respeito ao meio ambiente”, explica Reis.

O CAR é um serviço do Ministério do Meio Ambiente e auxilia no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

Ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, o CAR fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos estaduais e federal.

“O CAR é fundamental para o crescimento econômico dos produtores rurais. Em busca de ações sustentáveis, cada vez mais, as principais cadeias produtivas, sejam elas frigoríficos, compradores de grãos, granjas, agroindústrias, etc., investem na aquisição de produtos ambientalmente corretos de produtores que possuem o CAR. Os bancos também somente financiam a produção de quem está no CAR. Todos os cartórios do país (alguns já estão) exigirão o CAR para escriturarem propriedades rurais em vendas ou doações”, concluiu o engenheiro sobre a importância da participação do produtor rural no cadastramento.

Leia mais notícias da região no Sulminas146

Acompanhe Sulminas146 no Facebook e no Twitter

 

Seja o primeiro a comentar