Edição
Edição
Sulminas146

Destaque no Sulminas146

Autor lança no Sul de Minas livro com proposta de incentivo à educação básica

Proposta consiste em oferecer um benefício fiscal para fazer despertar a generosidade nas pessoas.

Do Sul de Minas
Por Petterson Rodrigues

Temos hoje no Brasil algumas Leis de Incentivo, mas nenhuma voltada à educação básica e inclusão social de crianças e jovens menos favorecidos, segundo informações do livro “Lei da Generosidade”, lançado esta semana em Passa Quatro, no Sul de Minas, pelo autor Thiago M. Cancela.

“Eu faço parte hoje de um grupo de pesquisas na Universidade de Campinas no departamento de ciências sociais aplicadas a educação. No entanto, a ideia decorre do fato de não termos hoje no Brasil nenhuma Lei de Incentivo voltada a educação básica”, explica o autor, que mora em São Paulo, onde tem uma empresa de tecnologia, mas fez questão de fazer o primeiro lançamento na cidade mineira, onde passou parte da sua infância e visita com frequência.

A ideia que gerou o projeto e o livro é do próprio autor, por meio de um artigo acadêmicoescrito em 2014.

“Temos o Fies, o Prouni, até mesmo o Pronatec, mas nada para a educação básica que é a base de tudo. A concepção principal do projeto é fazer com que o Estado divida um pouco com as pessoas a responsabilidade sobre a educação dos menos favorecidos”, comenta ele.

Lei da GenerosidadeDe acordo com a proposta, o objetivo é oferecer um benefício fiscal para fazer despertar a generosidade nas pessoas. Um benefício fiscal para que as pessoas possam descobrir que se envolver positivamente com o outro traz enormes benefícios tanto para si quanto para o outro.

“A proposta esta bem consistente e inovadora quando utilizamos a concepção de generosidade em conjunto com geração de oportunidade de educação aos menos favorecidos”, garante o autor.

Após o lançamento em Passa Quatro, Cancela informa que fará um lançamento ainda em março na Universidade de Campinas (Unicamp). Com apenas duas semanas no ar, o site com a proposta da Lei da Generosidade já atrai visitantes e explica todos detalhes da proposta.

“Para ser sincero, (o lançamento do livro) está superando minhas expectativas. Ou seja, sem nenhuma divulgação de mídia, ja vendemos 43 livros pelo site e 80% para pessoas que eu não conheço. Já tenho recebido alguns feedbacks muito positivos de pessoas que começaram a ler o livro”.

A Lei da Generosidade visa transferir parte das forças de mudança hoje excessivamente concentradas nas mãos do Estado. Seria com uma atuação mais participativa do Estado com a sociedade.

“A Lei da Generosidade é uma proposta de Lei de Incentivo que oferece um benefício fiscal para que os mais ricos possam oferecer uma educação de melhor qualidade aos menos favorecidos. Da mesma forma da Lei Rouanet por exemplo, mas voltada a educação básica. A palavra Generosidade surge para aproximar este elo, pois diferente das demais Leis de Incentivo, a Lei da Generosidade visa criar um elo direto entre o Proponente e o Beneficiário”, conclui o autor.

Mais informações sobre o projeto e para aquisição do livro Lei da Generosidade estão no site www.leidagenerosidade.com.br.

O livro custa R$ 28,00 e mais R$ 4,20 de postagem, para receber diretamente em casa.

Leia mais notícias da região no Sulminas146

Acompanhe Sulminas146 no Facebook e no Twitter

Seja o primeiro a comentar