Edição
Edição
Sulminas146

Sul de Minas

Birdwatching: Cidade do Sul de Minas atrai turistas para observação de aves

A natureza preservada da região, com montanhas, pedras e cachoeiras, faz com que haja um grande número de espécies de pássaros que habitam o local, e diversos pontos ideias para praticar o Birdwatching.

Artigo por Folha Viagem

Birdwatching, prática de viajantes relacionada a observação de aves, vem crescendo em Gonçalves, na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. Com localização privilegiada, em meio à bela natureza, a cidade que fica no Sul de Minas garante opções de ecoturismo para todos.

A natureza preservada da região, com montanhas, pedras e cachoeiras, faz com que haja um grande número de espécies de pássaros que habitam o local, e diversos pontos ideias. Com isso, a cidade atrai os turistas não apenas pelas paisagens, boa gastronomia e infraestrutura nas pousadas, além do clima de montanha, mas também pela possibilidade de praticar o Birdwatching.

Foto: divulgação Setur
Gonçalves atrai turistas para praticar o Birdwatching
Gonçalves atrai turistas para praticar o Birdwatching

Os próprios moradores acabam percebendo a atividade que não reparavam antes, por ser nova no país. Mas mesmo para aqueles que não sabiam que existia um nome para isso, apreciar a paisagem e as espécies que vivem por ali acaba sendo uma prática rotineira, que traz além de uma paz interior, uma opção diferenciada de lazer.

A cidade promove inclusive há alguns anos uma exposição intitulada “Aves de Gonçalves”, onde são reunidas diversas fotografias feitas por praticantes da atividade na região. O objetivo é fotografar não somente aves específicas de determinados ambientes, como as mais comuns, que estão presentes no dia a dia dos moradores locais.

Nesses eventos, ainda há sempre um bate papo entre os membros do clube de observadores e visitantes, além de um ponto de encontro para saídas fotográficas pela cidade. É importante lembrar que o Birdwatching serve como ferramenta extra para a educação e a preservação ambiental de Gonçalves, onde o turismo é pautado sempre pela biodiversidade.

Com a importância crescendo a cada dia, as pousadas em Gonçalves pensam em se estruturar melhor para receber os amantes da observação de pássaros, oferecendo equipamentos e guias que conhecem a região e podem levá-los aos melhores trechos para ver mais de perto e quem sabe registrar boas fotografias.

Siga o Sulminas146 no Facebook e no Twitter

Seja o primeiro a comentar