Edição
Edição
Sulminas146

Destaque no Sulminas146

Jovens buscam apoio para recuperar nascentes no Sul de Minas

Grupo criado entre amigos já realizou plantios de mudas em algumas nascentes em Passa Quatro.

Por Petterson Rodrigues
Do Sul de Minas

Um grupo de jovens amigos que criou a comunidade no Facebook “Caçadores de Virtudes” tenta de forma independente fazer algo em prol do Meio Ambiente. Com 122 seguidores, os organizadores da entidade se intitulam como “sem conotação política ou religiosa, busca desenvolver aquilo de há de melhor nos seres humanos, suas qualidades sublimes”.

Uma das ações já realizadas, segundo um dos administradores, Renan do Prado Fernandes, de 24 anos, foi o plantio de 39 mudas em duas nascentes em uma fazenda no bairro Hortelã, em Passa Quatro, no Sul de Minas.

“Nossa comunidade nasceu no dia 11 de outubro de 2014 e a primeira ação escolhida para ser desenvolvida foi a recuperação de nascentes, dadas as condições climáticas que ameaçavam secar as mesmas em nossa cidade (Passa Quatro). Primeiro identificamos, com a ajuda de membros do grupo, as nascentes que poderíamos recuperar e pedimos a autorização dos proprietários dos locais onde elas se encontram. Depois começamos a sair em busca dos materiais necessários para isso”, explica.

Iniciativa deve ajudar a salvar nascentes em Passa Quatro (foto: divulgação / facebook)

Iniciativa deve ajudar a salvar nascentes em Passa Quatro (foto: divulgação / facebook)

Flaviane Mancilha, outra jovem de 24 anos que lidera o grupo, vibra com a primeira conquista e faz um convite para todos que tenham disposição para mudar e ajudar a melhorar.

“Depois de longos dois meses, enfim, começamos a plantar o futuro! Reclamar da falta de água, do tempo maluco, até mesmo da derrubada de uma árvore aqui no facebook é muito fácil. Mas o que você faz pra mudar isso? Bem, a gente planta!”

No momento, além de cuidar das nascentes que já plantou, o grupo busca recursos para salvar outras nascentes.

“O nosso principal objetivo com o plantio é recuperar plenamente essas nascentes, aumentando o seu volume de água. Visamos beneficiar toda a cidade, uma vez que a água dessas minas podem ser usadas futuramente para o seu abastecimento. Atualmente estamos juntando recursos (mudas, adubo, mourões e arame). Quando tivermos uma quantidade suficiente de recursos vamos começar a recuperar uma nascente que se localiza no bairro Caixa d’ Água, aqui em Passa Quatro também”, conclui Fernandes.

Quem quiser conhecer o trabalho do grupo pode acessar a página no facebook.

Leia mais notícias da região no Sulminas146

Acompanhe Sulminas146 no Facebook e no Twitter

Seja o primeiro a comentar