Edição
Edição
Sulminas146

Destaque no Sulminas146

Cambuí, no Sul de Minas, adota racionamento de água durante a semana por 5 horas diárias

Serviço de fornecimento está sendo interrompido de segunda a sexta-feira. Além desta medida, Saae faz campanhas socioeducativas nas escolas.

Do G1

Desde segunda-feira (27), a água é racionada durante 5h por dia em Cambuí, no Sul de Minas. De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, o serviço é interrompido para garantir que a água abasteça toda a cidade, evitando cortes sem avisos prévios.

De acordo com a engenheira química do Saae, Milene Pereira, a decisão foi tomada de comum acordo com a prefeitura da cidade, já que a vazão de água do serviço caiu em 30% com a estiagem. “Durante a semana vamos desligar o reservatório específico de cada bairro e ir assim sucessivamente em toda a cidade. Estamos fazendo de tudo para que não aconteça a falta de água na cidade”, pontuou.

Cambuí adota racionamento de água durante a semana por 5 horas diárias (Foto: Reprodução EPTV)

Cambuí adota racionamento de água durante a semana por 5 horas diárias (Foto: Reprodução EPTV)

Ainda segundo a engenheira, o Saae vai inaugurar ainda este ano uma nova estação de tratamento de água, o que deve auxiliar durante o período de estiagem, já que as chuvas do fim de semana não foram significativas para a cidade. “O volume de chuva não resolveu a demanda que temos. Não melhorou nossa vazão. A chuva deve ser contínua e constante”, completou.

Além do racionamento, o Saae tem feito campanhas socioeducativas nas escolas e usado as rádios para informar ao público quanto à conscientização. “Mudamos também alguns hábitos, como por exemplo a água fornecida para a brigada de incêndio, que deixou de ser em estado bruto”.

Os outros municípios que enfrentam racionamento na região são Nepomuceno, Aguanil, Campo Belo, Bom Sucesso, Consolação e Passa Quatro. Na área da Copasa, apenas Campanha (MG) está em em estado de alerta. A situação já foi normalizada nas demais cidades atendidas pela concessionária.

Leia também:

Rodízio ou racionamento de água já é realidade em várias cidades do Sul de Minas

Desperdício de água será punido com multa em cidade do Sul de Minas

Acompanhe Sulminas146 no Twitter e no Facebook.

Leia mais no G1

Seja o primeiro a comentar