Edição
Edição
Sulminas146

Sul de Minas

Caminho das Oliveiras terá segunda edição em fevereiro

Caminho das Oliveira terá mais uma edição em caráter experimental. Desta vez com 130 km de percurso.

O Caminho das Oliveiras, no Sul de Minas, está com novas datas de programação para a realização da segunda edição, ainda em caráter experimental, com percurso que vai totalizar 130 km e será feito em cinco dias. A programação está prevista entre os dias 20 e 26 de fevereiro, segundo informações de Edvaldo Negreiro, organizador do roteiro.

O percurso total, entre Aiuruoca e Maria da Fé é de 130 km, a serem percorridos em 5 dias. Os participantes poderão caminhar, de forma independente conforme sua disposição e possibilidades, com a utilização de um veículo para as bagagens ou mochilas e complemento das etapas diárias. Os Hotéis e Pousadas serão previamente reservados.

Foto: Correio do Papagaio
Caminho das Oliveiras, no Sul de Minas
Caminho das Oliveiras, no Sul de Minas

O Caminho das Oliveiras é uma proposta de caminhada que passa por algumas cidades integrantes dos Circuitos Turísticos: Terras Altas da Mantiqueira, Estrada Real, Caminho Religioso da Estrada Real e Caminho dos Anjos. Essa região é privilegiada por um cenário de belas paisagens, com montanhas, picos, vales, rios, nascentes e cachoeiras, fontes de água mineral, além de diversos atrativos turísticos, com riqueza histórica e cultural.

Leia mais:

Caminho dos Anjos, no Sul de Minas, atrai peregrinos, romeiros e amantes da natureza

Passar quatro dias na natureza aumenta 50% da criatividade, diz estudo

Alguns destes municípios estão cultivando “oliveiras” para produção do azeite extra-virgem de alto padrão de qualidade, a saber:
Baependi, Aiuruoca, Alagoa, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde, Virgínia, Dom Viçoso, Pintos Negreiros, Maria da Fé.

Existem ainda outras cidades na região que podem sem incluídas nesta proposta, como Delfim Moreira e Marmelópolis. Caminhar pelas estradas e trilhas nesta região, vai possibilitar ao peregrino momentos de reflexão, de contemplação, bem-estar físico e psicológico, em perfeita sintonia com a natureza.

Durante o período, nas etapas diárias poderão ser visitados os locais de plantio das oliveiras, incluindo ao final, em Maria da Fé, uma visita à EPAMIG. O Núcleo Tecnológico EPAMIG Azeitona e Azeite, é referência em pesquisas de produção de azeitona de mesa e extração de azeite extra virgem.

O Caminho das Oliveiras

Inaugurado em março de 2015 pela empresa Trilhas d´água Passeios Ecológicos, o roteiro do Caminho das Oliveiras passa por cidades que integram os Circuitos Turísticos: Terras Altas da Mantiqueira, Estrada Real, CRER (Caminho Religioso da Estrada Real), Caminhos do Sul de Minas e Caminho dos Anjos. Na ocasião, em caráter experimental, o Caminho foi feito entre Pouso Alto e Maria da Fé, totalizando 100 km, por um grupo de mulheres peregrinas.

Cidades como Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde, Itanhandu, Passa Quatro, Virgínia, Dom Viçoso, Pintos Negreiros e Maria da Fé estão cultivando oliveiras para produção do azeite extra virgem de alto padrão de qualidade, atraindo a atenção de especialistas da área. A produção de azeite do Sul de Minas colabora com o crescimento em 150% em 2015 em relação ao produzido em 2014, em todo o estado de Minas Gerais.

Assim como o Caminho dos Anjos, também no Sul de Minas, o Caminho das Oliveiras possibilita aos peregrinos, romeiros e amantes da natureza, contato com cenários de belas paisagens, com montanhas, picos, vales, rios, nascentes, cachoeiras e fontes de água mineral, além de momentos de reflexão, de contemplação, bem-estar físico e psicológico, em perfeita sintonia com a natureza.

Maiores informações, inscrições e programação completa, entre em contato com Evaldo Negreiros e veja no site.
Email: [email protected]
Tel: (31) 9985.3185
www.trilhasdagua.com.br

Siga o Sulminas146 no Facebook e no Twitter

Seja o primeiro a comentar