Edição
Edição
Sulminas146

Destaque no Sulminas146

Cidade com menor população do Brasil fica em Minas Gerais

Cidade mineira é a menos populosa do Brasil

Cidade mineira é a menos populosa do Brasil

Por Petterson Rodrigues
Serra da Saudade, MG

O IBGE divulgou na semana passada que o Brasil tem estimados 202,7 milhões de habitantes (ou 202.768.562), crescimento de 0,86% de 2013 para 2014. O maior dos 5.570 municípios do país, São Paulo, chega a quase 12 milhões (11.895.893) e o menor, Serra da Saudade (MG), tem 822.

A cidade menos populosa do Brasil fica na mesorregião da Central Mineira e à microrregião de Bom Despacho e em primeiro de março de 1963, foi fundada a prefeitura municipal. Em 30 de agosto do mesmo ano, Serra da Saudade deixaria de pertencer ao município de Dores do Indaiá, atingindo sua emancipação, sendo administrada por uma mulher, senhora Elza Gonçalves Moreira, que fora designada pela Secretaria do Interior e Justiça. Até que, em 30 de agosto de 1963, foi implantado o município de Serra da Saudade e tomou posse o primeiro prefeito, José Ribeiro da Silva.

O município serviu de ponto de parada para viajantes que transportavam material para a construção de Brasília.

A construção da Estrada de Ferro Belo Horizonte – Paracatu, e a construção de Brasília, cujo caminho mais perto para se chegar lá na época, era passando por ali fez aumentar o progresso da região e outros morados foram se agrupando ao redor das fazendas até que se tornou um lugarejo, e que carinhosamente, recebeu o nome de rancho dos carreiros, em homenagem ao rancho e aos tropeiros, que foram os primeiros moradores.

Além de Serra da Saudade, a única cidade com menos de mil habitantes é Borá (SP), com 835.

Seja o primeiro a comentar