Edição
Edição
Sulminas146

Cidade do Sul de Minas conserva tradição do moinho de pedra movido a água

Judiado pelo tempo, em uma propriedade do município de Seritinga, no Sul de Minas, está uma relíquia centenária: um velho e cansado moinho de pedra, movido a água, o famoso “munho d’água”.

Moinho de Pedra ainda existe em Seritinga, no Sul de Minas

Moinho de Pedra ainda existe em Seritinga, no Sul de Minas (foto: Rogéria Carvalho)

Esta velha e cansada pedra vem triturando milho para muitos “amigos” na região do Sul de Minas, há mais de cem anos. Judiado pelo tempo, está aí, trabalhando incansavelmente, apenas parado pela falta de água que na “seca” acomete algumas propriedades.

Um desses moinhos está na cidade de Seritinga, no Sul de Minas. A zeladora fiel desta relíquia é Arlete Balbino. Ela aprendeu o ofício de “mexer no munho” com o seu pai, Francisco Balbino.

Antigamente, durante muitos anos, uma parte importante do alimento da roça vinha de uma casinha onde está o moinho de pedra movido a água. Era onde se fazia o fubá do angu, da sopa de fubá, do bolo, da broa, da quitanda e da farinha de “munho”.

Com a chegada das máquinas elétricas de esmagar o milho esse tipo de moinho passou a ser desinteressante economicamente. Mas em alguns lugares ele continua virando. A água vai por gravidade, ganha força na manilha inclinada e toca uma roda d’água horizontal, que faz girar o eixo. O eixo é longo e por uma abertura chega ao moinho, onde gira uma roda de pedra assentada em cima de outra roda de pedra fixa.

Relíquia centenária conta parte da história da região

Relíquia centenária conta parte da história da região (foto: Rogéria Carvalho)

O barulho da máquina traz recordações de gerações pelas roças mineiras e carrega consigo uma bonita história da cultura deste povo simples e cheio de tradições. São as riquezas de Minas Gerais.

Com informações do Globo Rural

Leia mais notícias da região no Sulminas146

Acompanhe Sulminas146 no Facebook e no Twitter

1 comentário

  1. Durante gerações, família do Sul de Minas mantém viva a arte tecelã - Sulminas146 - Notícias do Sul de Minas

    […] Cidade do Sul de Minas conserva tradição do moinho de pedra movido a água […]