Edição
Edição
Sulminas146

Destaque no Sulminas146

Condutor de Turismo é reconhecido como profissão

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou as profissões da CBO e incluiu 14 novas ocupações, entre elas o Condutor de Turismo de Aventura e Condutor de Turismo de Pesca.

Guia de Turismo agora é profissão reconhecida pelo MTE (Instituto Alto-Montana)

Condutor de Turismo agora é profissão reconhecida pelo MTE (Instituto Alto-Montana)

O Condutor de Turismo, profissão com tantos anos de existência e história, passa a fazer parte do guia de profissões da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Governo Federal, sob o número 5115/05. A informação é da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).

“Havia uma perigosa brecha trabalhista. Não havia forma segura de fichar via CLT um condutor. Eles eram colocados como assistentes de turismo, o que não é a mesma coisa. Em 2013, a ABETA se sentiu responsável por levar esse processo. Os Ministérios do Turismo e do Trabalho desde novembro (de 2014) fizeram estudos, avaliações e concordaram com o que requisitávamos”, comenta o Evandro Schütz, presidente da Abeta.

Em fevereiro, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou as profissões do CBO e incluiu 14 novas ocupações, entre elas os Condutores de Turismo de Aventura e Condutores de Turismo de Pesca.

“A inclusão de ocupações na CBO permite inventariar as atividades desempenhadas pelos condutores de turismo, contribuindo diretamente no mapeamento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes mobilizadas para o exercício das atividades e servirá também para referenciar a capacitação desses profissionais”, diz nota do MTE.

A atualização da Classificação Brasileira de Ocupações é feita anualmente. Veja a listagem das novas profissões que constam na CBO:

1) Cerimonialista
2) Condutor de máquinas (bombeador)
3) Condutor de máquinas (mecânico)
4) Condutor de Turismo de aventura
5) Condutor de Turismo de pesca
6) Fiscal de atividades urbanas
7) Gerontólogo
8) Higienista Ocupacional
9) Marinheiro Auxiliar de Convés
10) Marinheiro Auxiliar de Máquinas
11) Mototaxista
12) Naturólogo
13 Profissional de Relações com Investidores
14) Técnico em higiene ocupacional.

LEIA TAMBÉM:

Guia de turismo há três décadas fala dos encantos da “aldeia” Aiuruoca

Delfim Moreira recupera vocação pelo turismo gastronômico

Produtores de MG abrem as porteiras para o turismo rural

Seja o primeiro a comentar