Edição
Edição
Sulminas146

Delfim Moreira

Delfim Moreira, no Sul de Minas, fortalece cultura local por meio da educação

Projeto faz parte do Programa ICMS Patrimônio Cultural e tem parceria do Iepha-MG.

Do Sulminas146

Alunos durante visita (foto: divulgação)

Alunos durante visita (foto: divulgação)

Um trabalho realizado há anos em Delfim Moreira, no Sul de Minas, fortalece a cultura local e as raízes da cidade. Alunos da rede municipal participam do projeto “Educar de Educação Patrimonial  2014.

Os estudantes visitam os bens culturais escolhidos por eles, como o Casarão da Barra, Chácara Lava Pés e Capela São Lázaro. O projeto faz parte do Programa ICMS Patrimônio Cultural.

“Tenho que reconhecer o empenho, a dedicação das professoras, o comprometimento da Mônica, vice-diretora, no registro e na organização dos projetos desenvolvidos a cada ano”, comentou Edméia Alkmin, secretária municipal de Educação e Cultura.

O município possui uma politica de proteção ao patrimônio cultural em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) desde 2007. Pelo Iepha, há vários critérios de pontuação possui o critério Educação Patrimonial.

O projeto segue um escopo metodológico do Iepha-MG que constitui: Aula Introdutória sobre os conceitos de patrimônio cultural, palestra sobre “ O que é Patrimônio cultural e porque conhecer e cuidar”, escolha do bem cultural inventariado, tombado ou registrado do Município para estudo , pesquisa preliminar sobre o bem escolhido, visita ao bem cultural, entrevista, atividades lúdicas, Feira Cultural e Avaliação.

Em 2014 , os alunos escolheram para estudo: A Praça Sagrados Corações e a Chácara Lava Pés na sede do município, a Capela São Lázaro do bairro Água Limpa, e o Casarão da Barra no subdistrito de Barra.

Feira

A Secretaria de Educação e Cultura realiza na próxima sexta-feira a III Feira de Empreendedorismo Cultural da Escola Municipal Filomena Peixoto Faria. O evento começa às 8 horas e vai até as 17 horas. Vários projetos serão apresentados, além de apresentação de música e dança.

unnamed (1)


Delfim Moreira

Delfim Moreira é uma cidade que fica no Sul de Minas e tem cerca de 8 mil habitantes. A cidade se destaca no cenário turístico e atrai visitantes pelas suas belezas naturais, muitas cachoeiras e lugares bonitos para quem quer maior contato com a natureza.

Acompanhe Sulminas146 no Twitter e no Facebook.

Seja o primeiro a comentar