Edição
Edição
Sulminas146

Notícias

Exame confirma a 1ª morte do ano provocada pela Gripe Suína em Alfenas

A primeira morte provocada pelo vírus H1N1, popularmente chamada de Gripe Suína, em Alfenas foi confirmada oficialmente nesta sexta-feira (29) pela Secretaria de Saúde do município. O exame, que comprovou as causas da morte de uma paciente, foi encaminhado a Alfenas nesta sexta e confirmado à imprensa no final da tarde.

No início desta semana uma mulher de 48 anos, residente em Alfenas, morreu e a suspeita era que ela tinha sido vítima da Gripe Suína, também chamada de “Gripe A”. A comprovação de que a mulher foi realmente vítima do H1N1 foi um exame feito pela Funed (Fundação Ezequiel Dias), de Belo Horizonte.

A Secretaria de Saúde de Alfenas informou que há lotes de vacinas contra a H1N1 disponíveis em cinco unidades de saúde: Ambulatório do bairro Aparecida, Ambulatório do São Vicente, PSF do Jardim Nova América, PSF do Jardim Primavera e PSF do Pinheirinho.

Campanha de vacinação

As doses são remanescentes da campanha nacional de vacinação iniciada em abril, quando ficaram disponíveis inicialmente para os grupos prioritários: como crianças (de seis meses a cinco anos), idosos (acima de 60 anos), gestantes, portadores de doenças crônicas e profissionais da área da saúde. Depois disso, a Secretaria de Saúde ampliou para o restante da população, mas não houve procura suficiente e ainda há estoque da vacina disponível.

Para a campanha deste ano, o Ministério da Saúde distribuiu 53,5 milhões de doses. A vacina é considerada segura e evita o agravamento da doença com internações e até mesmo óbito. Estudos mostram que reduz entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Na região também foi registrado esse mês a morte de uma paciente de 35 anos em Poços de Caldas, também devido as complicações do vírus H1N1. Foi a primeira morte registrada em decorrência da doença neste ano no município, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Seja o primeiro a comentar