Edição
Edição
Sulminas146

Destaque no Sulminas146

Falta de chuva preocupa produtores do Sul de Minas

Apesar da boa estimativa para a produção de grãos na região do Sul de Minas, o setor sofre com a falta de previsão de chuvas neste início de safra. Segundo o engenheiro agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater-MG, Frederico Ozanam de Souza, essa é a maior preocupação no momento.

“Acredito ser uma preocupação de toda a região sudeste do país, a falta de chuvas. Estamos no mês de setembro, período em que os produtores já deveriam estar com suas terras preparadas ou quase prontas para receber a próxima safra, e o que ocorre é a dificuldade no manejo do solo, pois as primeiras chuvas facilitam esta operação”, disse.

Frederico projeta que, infelizmente, não há previsão de chuvas até próximo ao dia 22, e relata com toda certeza que, se as chuvas não chegarem, acontecerá um atraso nesta safra e possível redução de área e produção.

“Todas as culturas que se cultivam neste período de safra precisam de água para seu desenvolvimento, sem isso não é possível a irrigação, a planta diminui sua capacidade de produzir e poderá atingir uma perda parcial ou total, dependendo da intensidade dessa falta de chuva”, conclui.

Seja o primeiro a comentar