Edição
Edição
Sulminas146

Agenda

Festival Literário de Poços de Caldas reúne “globais” na cidade

A edição 2015 do festival literário mais importante de Minas Gerais contará com dobradinha entre o jornalista Luis Erlanger, ex- diretor de jornalismo da TV Globo, e a atriz Tássia Camargo

Da Flipoços

O jornalista e agora escritor Luis Erlanger, ex-homem forte do jornalismo da TV Globo, confirmou presença na próxima edição Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços), que será realizada entre os dias 25 de abril e 3 de maio de 2015. Ele, que lançou em 2014 o primeiro romance, “Antes que eu morra”, vem à cidade com a atriz Tássia Camargo, que atuou 25 anos na mesma emissora.

“Tássia, a pedido do Erlanger, será parceira dele no bate-papo sobre o novo livro do escritor, que vem fazendo muito sucesso pelo país”, diz Gisele Ferreira, diretora da GSC Eventos Especiais, empresa que criou e organiza o Flipoços. O festival foi lançado oficialmente no dia 19.

“Antes que eu morra” é um thriller policial que traz a transcrição das sessões da análise de um homem com seu psicanalista. Depois de descer no andar errado de um edifício e tentar ajudar uma jovem, o narrador se envolve, por acidente, em um homicídio. Na luta para descobrir quem o persegue, ele desvenda um esquema de prostituição e corrupção ligado a políticos de Brasília, o coração do país.

A familiaridade de Erlanger com a capital brasileira não é gratuita. O jornalista e escritor, que iniciou carreira no jornal O Globo, na década de 50, trabalhou para a TV Globo em Brasília, onde cobriu fatos históricos importantes do país, como a morte de Tancredo Neves, em 1985, e o impeachment de Collor, em 1992.

Tássia Camargo

Assim como Erlanger, Tássia Camargo também ganhou fama nacional através da TV Globo. Ela, que além de atriz, é diretora de teatro e cineasta, estreou na emissora em 1982, na novela “Elas por elas”. O maior sucesso da atriz na TV Globo, no entanto, foi na minissérie “Rabo de Saia”, em 1984, quando interpretou a personagem Nicinha, uma das três esposas do personagem principal, Quequé, vivido por Ney Latorraca. Tássia foi, ainda, a primeira mulher a apresentar o “Vídeo Show”, em 1983, na mesma emissora.

No teatro, dirigiu a peça “Viúva, porém honesta”, de Nelson Rodrigues, em 2011. Dois anos depois, como atriz de teatro, recebeu vários prêmios pela atuação na peça “Se você me der a mão”, texto de Regiana Antonini e direção de Ernesto Picolo. “Gostei muito da indicação do meu amigo Luis Erlanger para participar do Flipoços. Além de ser fã do livro dele, faz tempo que não vou a Poços” diz Tássia.

Sobre o Flipoços. O maior e mais importante festival literário é realizado desde 2006 na cidade de Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais. Criado e organizado pela GSC Eventos Especiais (www.gsceventos.com.br), o festival completa 10 anos em 2015. A 10ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e o Flipoços 2015, contam por enquanto com a parceria da Prefeitura de Poços de Caldas e apoio cultural Circullare Poços de Caldas, Totvs Unidade Sul de Minas, Árvore de Livros.

Acompanhe Sulminas146 no Twitter e no Facebook.

Seja o primeiro a comentar