Edição
Edição
Sulminas146

Destaque no Sulminas146

Fotógrafo mineiro classifica cientificamente 2,5 mil aves

Das aves catalogadas, 215 são espécies distintas, todas do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.

Manoel Freitas classifica 2,5 mil aves (foto: Manoel Freitas)

Manoel Freitas classifica 2,5 mil aves (foto: Manoel Freitas)

Fruto de cinco anos de trabalho de campo, principalmente no Parque Estadual da Mata Seca, em Manga, o fotógrafo Manoel Freitas classificou nesta terça-feira (23) com rigor científico a 2.500ª ave na maior enciclopédia eletrônica do gênero do país, a wikiaves.com.br. Desse rol, 215 são espécies distintas, todas do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.

E, tão relevante quanto o número é a regularidade: são postadas fotos atuais, no início – para atender as normas da enciclopédia – no máximo cinco por dia e, depois de promovido à categoria Sênior, 10 imagens.

Leia também: Conheça um dos pioneiros na divulgação da observação de aves no Brasil

Freitas explica que número de espécie é significativo em se tratando de regiões específicas, “sobretudo se levado em conta que o Brasil é o terceiro em biodiversidade em avifauna do planeta, mas o segundo em extinção de espécies”.

O fotógrafo destaca ainda, que mais de 40 registros são ou foram os primeiros no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, “e alguns, como a Águia-Pescadora, além de ser o primeiro, assinamos mais 10 retratos, de indivíduos e épocas distintas”.

Leia mais notícias da região no Sulminas146

Acompanhe Sulminas146 no Facebook e no Twitter

Seja o primeiro a comentar