Edição
Edição
Sulminas146

Destaque no Sulminas146

Grupo busca impedir instalação de mineradoras em Caldas, no Sul de Minas

Moradores protocolaram ação no MP para preservação da Pedra Branca.

Do G1

Moradores de Caldas, no Sul de Minas, criaram uma associação com o objetivo de garantir a preservação ambiental da Serra da Pedra Branca. A primeira ação do grupo foi protocolar uma ação no Ministério Público com a intenção de proibir definitivamente que novas mineradoras se instalem no local.

Com faixas e cartazes, o grupo de moradores se manifestou no Centro de Caldas nesta sexta-feira (12). Com 12 hectares, a Pedra Branca abrange seis bairros rurais no município e, desde o início da década de 1980, mineradoras vêm explorando a região. A área atrai mineradoras que causam grandes impactos ambientais na busca pelo granito.

Grupo busca impedir instalação de mineradoras em serra de Caldas, MG (Foto: Reprodução EPTV)

Grupo busca impedir instalação de mineradoras em serra de Caldas, MG (Foto: Reprodução EPTV)

Em setembro desse ano, durante a tentativa de abrir uma nova lavra, uma mineradora desmatou uma área de pouco mais de um hectare. Uma vistoria identificou o corte de pelo menos oito espécies ameaçadas de extinção, entre elas jacarandás, ipês amarelos, além de bromélias e orquídeas. As plantas foram recolhidas e levadas para o Jardim Botânico de Poços de Caldas, que ficou responsável pelo replantio.

A representação dos moradores foi protocolada e agora eles aguardam que o MP abra uma ação civil pública com o objetivo de anular a certidão que concedeu novas áreas de exploração na APA da Pedra Branca.

Leia mais notícias da região no Sulminas146

Acompanhe Sulminas146 no Facebook e no Twitter

Seja o primeiro a comentar