Edição
Edição
Sulminas146

Serra da Mantiqueira

Guia limpa trilha na Mantiqueira e faz apelo

Por mais de 20 anos frequentando as montanhas da Serra da Mantiqueira, guia retira oito quilos de lixo no Itaguaré.

Foto: José Augusto Nunes
Guias fazem limpeza em trilha da Mantiqueira
Guias fazem limpeza em trilha da Mantiqueira

O guia de montanha José Augusto Nunes, o “Guto Guia”, e seus amigos Wagner Souza e Mateus Fernando retiraram oito quilos de lixo da tilha que vai ao Pico do Itaguaré, na Serra da Mantiqueira. A limpeza foi feita no último dia 7 de maio.

“Infelizmente alguns frequentadores da Serra não têm o mínimo de educação para com a montanha e fazem questão de deixar os seus rastros por onde passam… Por mais que eu tente eu não consigo entender… Como algumas pessoas são capazes de levar um monte de tranqueiras para Serra e depois de usá-las simplesmente as descartam em qualquer lugar?”, postou o guia na sua página em uma rede social.

Guto, que mora em Passa-Quatro, no Sul de Minas, e por 20 anos faz trilhas e caminhadas levando turistas para conhecerem as riquezas da região, comentou que nos últimos anos a Serra da Mantiqueira sofre com a depredação humada. “O mais triste é constatar que ao longo dos anos isso está se tornando comum”, comentou.

Ele faz um apelo para que os frequentadores tenham consciência para a preservação da natureza e as riquezas naturas.

“Gente, pelo amor de DEUS, pare com isso!!! A montanha não é um lixão! Faça a sua parte…Traga seus lixos de volta!”.

Questionado dos itens que já encontrou largado nas trilhas, Guto citou vários, como cobertores, sombrinhas, roupas, barracas, lonas, peças íntimas de mulher e de homem, panelas de pressão, botijão de gás pequeno, equipamentos, lanternas, fogareiros e tripé de máquina fotográfica!

Siga o Sulminas146 no Facebook e no Twitter

Seja o primeiro a comentar