Edição
Edição
Sulminas146

Destaque no Sulminas146

ICMBio cancela brigada de combate a incêndios florestais na Serra da Mantiqueira

Serra da Mantiqueira: cancelamento está relacionado ao contingenciamento de verbas por parte do Governo Federal.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) determinou o cancelamento da Brigada para o Combate a Incêndios Florestais da APA da Serra da Mantiqueira em 2015. A equipe da Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira (APASM ) recebeu notificação do corte.

Segundo informações da comunidade do facebook “Amigos da Mantiqueira, o cancelamento está diretamente relacionado ao contingenciamento de verbas por parte do Governo Federal e atinge também o curso de formação de brigadistas, que costuma ser um momento crucial para a formação de brigadas de voluntários capacitados.

“Infelizmente, diante do contexto econômico atual do país serão necessárias medidas emergenciais de contenção de despesas. Dentre estas contenções está a redução do efetivo de brigadistas. Para isso, o ICMBio considerou a quantidade de brigadistas nas unidades de conservação federais próximas e a estrutura de parceiros estaduais, para possíveis apoios emergenciais, o histórico de focos de calor e área atingida por incêndios, bem como a complexidade de combates”, explica Christian Niel Berlinck, coordenador de Emergências Ambientais do ICMBio.

Incêndio na Serra da Mantiqueira, no maciço Marins-Itaguaré, em 2014 (foto: Tiaraju Fialho)

Incêndio na Serra da Mantiqueira, no maciço Marins-Itaguaré, em 2014 (foto: Tiaraju Fialho)

“Como a Lei Orçamentária ainda não foi publicada, tampouco o decreto que oficializa o contingenciamento, a redução de brigadas visa elaborar um planejamento de ações no cenário restritivo. Caso o contingenciamento seja menor que o esperado, ou se o ICMBio consiga reverter o quadro, a redução das brigadas será revisto”, salienta o coordenador do ICMBio

Manifestação

De acordo com informações da comunidade do facebook “Amigos da Mantiqueira“, a equipe da APASM prepara uma manifestação técnica a respeito deste cancelamento para ser enviada ao Governo Federal. Os conselheiros do Conselho Consultivo da APA da Serra da Mantiqueira (Conapam) estão buscando apoio junto a outros conselhos regionais, associações, ONGs e sindicatos rurais para o envio de documentação firmada por estas entidades, prefeituras e órgãos estaduais ao Governo Federal.

LEIA TAMBÉM:

O desafio de Pablo Bucciarelli na Serra da Mantiqueira

Planta da Serra da Mantiqueira tem composto com ação anti-inflamatória

A brigada de incêndios, além de atuar no território da APA da Serra da Mantiqueira, sempre fornece apoio ao combate de incêndios florestais que venham a ocorrer em unidades de proteção integral como o Parque Nacional do Itatiaia (PNI), Parque Estadual da Serra do Papagaio (PESP), Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), Parque Estadual de Campos do Jordão, Floresta Nacional (FLONA) de Passa Quatro, além de eventualmente dar apoio às outras 42 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) em seu interior.

Leia mais notícias da região no Sulminas146

Acompanhe Sulminas146 no Facebook e no Twitter

Seja o primeiro a comentar