Edição
Edição
Sulminas146

Destaque no Sulminas146

Itajubá cria Distrito Industrial Tecnológico

Objetivo é transferir empresas que estão em fase de incubação para o novo empreendimento de Itajubá.

Itajubá é a sede da única fabricante de helicóptero do país, a Helibras

Itajubá é a sede da única fabricante de helicóptero do país, a Helibras (foto: divulgação)

A cidade de Itajubá, no Sul de Minas, cria um novo Distrito Industrial (DI) Tecnológico e espera atrair empreendimentos da região que tenham base tecnológica. Além disso, a ideia é transferir para o novo DI as empresas que estão sendo incubadas dentro do atual parque tecnológico.

O Distrito será localizado em uma área atrás do Centro Administrativo e contará com aproximadamente 49 lotes com tamanhos em torno de 1.000 a 3.000 metros quadrados.

Com o novo Distrito, o município colocará pequenas empresas no processo de encadeamento produtivo e promoverá a competitividade das mesmas; estreitando a relação entre as pequenas e grandes empresas e valorizando a produção de itens de maior valor agregado. Além disso, a empreitada também ajudará na implementação do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá,uma parceria entre a Prefeitura, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e o Governo do Estado.

Como estímulo à ciência, tecnologia e inovação, em breve, Itajubá contará com o Instituto SENAI de Inovação, uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A Administração 2013-2016 fez a doação do terreno e os parceiros serão responsáveis pelo empreendimento. O Instituto abrigará mais de dez laboratórios de testes na área de eletricidade, dos quais, um deles, será o único na América Latina a contar com gerador de curto circuito de 2.200 MVA (dois equipamentos).

O DI tecnológico deve ajudar a consolidar o Parque Tecnológico de Itajubá, cuja primeira fase de implantação foi inaugurada em 2012, com a construção de alguns prédios dentro da Unifei.

Itajubá abriga também a única fabricante de helicópteros do Brasil, a Helibras. E está em implantação no município o Centro de Tecnologia de Helicópteros (CTH).

Leia mais notícias da região no Sulminas146

Acompanhe Sulminas146 no Facebook e no Twitter

Seja o primeiro a comentar