Edição
Edição
Sulminas146

Destaque no Sulminas146

Itamonte tem projeto para preservação da Pedra do Picu aprovado

A importância da Pedra do Picu para Itamonte será consagrada por meio do Projeto de criação do Monumento Natural Municipal. O Projeto prevê ainda que a preservação da área seja feita mantendo a sustentabilidade dos moradores.

Preservação da Pedra do Picu pode manter sustentabilidade dos moradores (foto: Pref. Itamonte)

Preservação da Pedra do Picu pode manter sustentabilidade dos moradores (foto: Pref. Itamonte)

A cidade de Itamonte, no Sul de Minas, conseguiu aprovação do projeto para criar o Monumento Natural Municipal da Pedra do Picu. Em conjunto com a prefeitura da cidade, o Instituto Alto Montana da Serra Fina realiza os trâmites legais para iniciar, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do município, as atividades previstas no projeto que deverá ter a duração de mais de um ano.

A Prefeitura Municipal e o  Instituto apresentaram, em 2013, para o Fundo Nacional dos Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça, um projeto que tem como principal objetivo a criação do Monumento Natural Municipal da Pedra do Picu, que é uma Unidade de Conservação e garantirá à população a preservação do marco natural mais importante e conhecido de Itamonte.

LEIA TAMBÉM: Baependi, no Sul de Minas, abre consulta para criação de Unidades de Conservação

O projeto prevê também uma ação participativa e incluirá os moradores dos bairros inseridos na Unidade de Conservação: Engenho de Serra e Fazenda Velha. O trabalho em conjunto com a população permitirá a criação do Monumento Natural garantindo a preservação e a sustentabilidade dos moradores.

Segundo informações da administração pública, a importância dessa conquista vai além dos limites do município, visto que a Pedra do Picu é um marco tão forte que deu nome à cidade e já representa Itamonte.

Da Prefeitura de Itamonte

Leia mais notícias da região no Sulminas146

Acompanhe Sulminas146 no Facebook e no Twitter

 

Seja o primeiro a comentar