Edição
Edição
Sulminas146

Destaque no Sulminas146

Jovem supera leucemia e registra sua história em livro no Sul de Minas

Aos 14 anos de idade veio o diagnóstico e a maratona de tratamentos.’Diário de um Vitorioso’ foi lançado em Carmo da Cachoeira, MG.

Do G1

Livro é sobre superação de jovem que teve câncer (Foto: Reprodução/ Capa 'Diário de um Vitorioso')

Livro é sobre superação de jovem que teve câncer (Foto: Reprodução)

O ano de 2015 começou com a realização de um sonho para um morador de Carmo da Cachoeira (MG). Aos 25 anos, o professor de História André Lucas de Carvalho acaba de lançar um livro sobre sua história de superação. Há pouco mais de uma década, André se descobriu portador de leucemia. Os desafios na luta pela vida estão agora registrados em “Diário de um Vitorioso”.

“A partir do momento em que descobriram a doença, eu não saía do hospital. Eu via colegas morrendo e pensava se seria o próximo. Mas não fui. E é esse apoio que quero dar a outros pacientes com câncer. A fé é tudo. A cura é possível”, diz o professor.
Da doença à cura

André tinha 14 anos de idade quando começou a apresentar vários problemas de saúde. Ele conta que chegou a ter paralisia facial, pneumonia e gripe recorrente. Uma freira de sua cidade desconfiou que a fragilidade física poderia ser sinal de um quadro mais grave e o encaminhou para o Hospital Bom Pastor, em Varginha (MG), onde foi dado o diagnóstico.

Durante quatro anos, o morador de Carmo da Cachoeira enfrentou o tratamento, que incluiu várias sessões de quimioterapia e transfusões de sangue. A cura veio sem a necessidade de se fazer um transplante de medula óssea, mas André sabe que a sua realidade não é mesma de tantos outros.

“Criei um blog e uma página em rede social para partilhar essa minha experiência e incentivar as pessoas se tornarem doadoras de medula óssea. Em 2014, comecei um trabalho voluntário, dando palestras nos postos de saúde aqui da cidade. A ideia de escrever o livro veio por acaso. Uma amiga que me incentivou”, conta.

Publicação

“Diário de um Vitorioso” foi publicado e lançado por André com recursos próprios no final de dezembro em Carmo da Cachoeira. O capítulo de abertura, “As estações de uma vida e outras aventuranças” é o seu preferido porque trata do apoio familiar que recebeu durante o tratamento.
Nas 137 páginas, o leitor é convidado a acompanhar as aventuras e desventuras do adolescente com leucemia que se recusou a faltar às aulas enquanto fazia o tratamento e, anos mais tardes, foi cursar a Faculdade de História, entrou para um grupo de canto, pegou gosto pela poesia. “E eu continuo tendo projetos. Em 2015, quero terminar minha faculdade e passar em um concurso para continuar lecionando”, planeja André.

Como encontrar

“Diário de um Vitorioso” está à venda por R$ 20 na loja São Rafael e em um salão de cabeleireiro da cidade. Em janeiro, há a expectativa de que o livro também esteja disponível em Varginha (MG).

Leia mais notícias da região no Sulminas146

Acompanhe Sulminas146 no Facebook e no Twitter

Seja o primeiro a comentar