Edição
Edição
Sulminas146

Destaque no Sulminas146

Laboratório faz Santa Rita do Sapucaí referência em protótipos

Unidade inaugurada pelo SENAI deve alavancar potencial inovador da região.

Da FIEMG

A cidade de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, entrou definitivamente para o mapa de referência da indústria eletroeletrônica e mecânica brasileiras. Principal polo de eletroeletrônica em Minas Gerais (o município de menos de 40 mil habitantes reúne 153 empresas do segmento), a cidade conta agora com o único Laboratório de Prototipagem Mecânica e Design do país. A unidade foi inaugurada pelo SENAI em parceria com o Governo do Estado, Sebrae e Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, que investiu R$ 4,5 milhões, dentro do Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais. “As empresas de Santa Rita já têm a inovação em seu DNA, e o laboratório traz a motivação e o apoio necessários para crescerem e se desenvolverem”, salientou o presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior.

Unidade foi inaugurada pelo SENAI em parceria com o Governo do Estado, Sebrae e BID (foto: divulgação)

Unidade foi inaugurada pelo SENAI em parceria com o Governo do Estado, Sebrae e BID (foto: divulgação)

Dez equipamentos de última geração garantem a produção integrada de protótipos de produtos, como placas de circuitos, em tempo recorde e a custo inferior ao realizado hoje pelas indústrias. Hoje, para confeccionar um protótipo, as empresas precisam recorrer a laboratórios em São Paulo ou até mesmo na China. “Um protótipo que demandaria 70 dias poderá ser produzido aqui em seis horas”, exemplificou o presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica, Roberto de Souza Pinto.

Segundo ele, além de estimular a indústria local à produção de protótipos, o laboratório trará comodidade para que a empresa possa repetir o modelo quantas vezes forem necessárias, para confirmar sua qualidade e eficácia. “Além disso, a empresa passa a ter domínio de todas as etapas de sua produção, uma vez que o protótipo não precisará ser realizado por terceiros”, ressaltou Souza Pinto.

O presidente da FIEMG Regional Sul, Ary Novaes, frisou que o laboratório vai alavancar ainda mais a inovação em Santa Rita do Sapucaí, e que o trabalho desenvolvido pelas empresas da cidade já expandiu para municípios vizinhos como Itajubá, Extrema e Varginha, entre outros.

Leia mais notícias da região no Sulminas146

Acompanhe Sulminas146 no Facebook e no Twitter

Seja o primeiro a comentar