Edição
Edição
Sulminas146

Manutenção de iluminação pública está parada em cidades do Sul de Minas

Em Varginha e Três Corações, moradores reclamam de ruas no escuro. Cidades assumiram responsabilidade pelo serviço sem ter estrutura.

Do G1

A manutenção da iluminação pública em cidades como Varginha (MG) e Três Corações (MG) estão paradas. O motivo é que desde o dia 1º de janeiro, a responsabilidade pela manutenção da estrutura passou da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para os municípios. A medida foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Em todo o estado, somente 19 municípios estão cumprindo a determinação. A maioria alega que ainda não tinha estrutura para assumir a obrigação. Segundo a Associação Mineira de Municípios, a medida deve causar um prejuízo de 28% no orçamento das prefeituras. No Sul de Minas, 12 cidades conseguiram liminar na Justiça para suspender a medida.

O reflexo da falta de estrutura já aparece nas ruas. Em Varginha, na Avenida Rio Branco, a equipe de reportagem da EPTV Sul de Minas encontrou seis postes e uma luminária com as lâmpadas apagadas. Ainda na área central, a situação se repete em ruas como a Nossa Aparecida, Rua da Prata, Avenida Benjamin Constant e Avenida Cléber Marx de Paiva. Quem anda por esses pontos à noite ou na madrugada é que sente o quanto a iluminação faz falta.

“Está tudo escuro e é um local perigoso pra gente estar transitando, fora que aqui as pessoas fazem caminhada, corridas à noite”, disse o motorista José Flávio Robatini.

O mesmo acontece em Três Corações. Moradores do bairro Novo Horizonte também já reclamam da falta de iluminação nas ruas.

“A prefeitura disse simplesmente que não tinha a estrutura montada para fazer o trabalho de manutenção e nós estamos aí com a rua no escuro”, disse o aposentado Guilherme Branquinho.

Cidades estão sem manutenção de iluminação pública em Varginha e Três Corações (Foto: Reprodução EPTV)

Cidades estão sem manutenção de iluminação pública em Varginha e Três Corações (Foto: Reprodução EPTV)

A Prefeitura de Três Corações informou que está contratando uma empresa para prestar o serviço. Segundo a administração, o processo de licitação começou em outubro do ano passado. Assim que a contratação for concluída, todas as reclamações serão repassadas para que o problema seja resolvido.

Já a Prefeitura de Varginha informou que está providenciando a troca das lâmpadas. Os pedidos de troca e manutenção na cidade devem ser feitos pelo telefone 0800-032-539. O prazo para a troca é de 48 horas.

Leia mais notícias da região no Sulminas146

Acompanhe Sulminas146 no Facebook e no Twitter

1 comentário

  1. Cidades se unem para assumir iluminação pública no Sul de Minas - Sulminas 146

    […] Manutenção de iluminação pública está parada em cidades do Sul de Minas […]