Edição
Edição
Sulminas146

Cristina

Melhor café natural do Brasil de 2014 é do Sul de Minas

Júri do Cup of Excellence é composto por profissionais de vários países como Estados Unidos, Europa, Japão, Guatemala, Canadá e Austrália.

Do Diário de Araxá

Irmãos de Cristina são os vencedores do Cup of Excellence Naturals 2014 (foto: Diário de Araxá)

Irmãos de Cristina são os vencedores do Cup of Excellence Naturals 2014 (foto: Diário de Araxá)

O melhor café natural do Brasil de 2014 é do Sul de Minas. Os irmãos e produtores Sebastião e Antônio Márcio da Silva (Sítio Baixadão), do município de Cristina, que fica no Sul de Minas, foram os grandes vencedores, com 95,18 pontos, do concurso internacional Cup of Excellence Naturals 2014, promovido na semana passada em Araxá. O evento, anfitrionado pela Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal), reuniu os principais especialistas de cafés especiais do mundo, com a etapa de avaliação das amostras sendo realizada no Uniaraxá e a cerimônia de premiação no Grande Hotel do Barreiro, este na noite de sexta-feira (23).

O júri internacional do Cup of Excellence é composto por profissionais da indústria de café e provadores de vários países e locais do mundo, entre eles, Estados Unidos, Europa, Japão, Guatemala, Canadá e Austrália.

Os produtores premiados ficaram extremamente contentes em serem reconhecidos pela sua dedicação à qualidade. O cafeicultor não só recebe um prêmio de prestígio em uma cerimônia nacional, mas também os preços recordes no leilão são pagos aos produtores.

Além disso, os campeões passaram a ser reconhecidos pelo comércio internacional. Uma fazenda premiada (e freqüentemente a região inteira) poderá receber visitas futuras e consultas. Um café que ganha continuamente o Cup of Excellence terá seu status comparado a um bom vinho, ou seja, a um Grand Cru.

O presidente da Capal e vice-presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, Alberto Adhemar do Valle Júnior (Junão), destaca que foi uma grande honra para a cooperativa e a região do Cerrado receber um dos mais importantes concursos de cafés do Brasil.

“A nossa região é diferenciada. O Cerrado Mineiro já é reconhecido internacionalmente por produzir cafés especiais. Agora, queremos tornar Araxá e a nossa microrregião também reconhecida internacionalmente. A nossa meta é transformar nossa cidade e os municípios vizinhos como os melhores produtores de cafés especiais do Cerrado Mineiro”, destaca.

Representando a Prefeitura de Araxá, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, José Maria Lemos Júnior (Juninho), destacou em seu pronunciamento que o café é um dos principais produtos impulsionadores da Balança Comercial do Agronegócio Brasileiro. Cumprimentou ainda à organização, participantes e todos os parceiros envolvidos pelo evento altíssimo nível realizado em Araxá.

Leia mais notícias da região no Sulminas146

Acompanhe Sulminas146 no Facebook e no Twitter

Seja o primeiro a comentar