Edição
Edição
Sulminas146

Agenda

Melhor café natural do Brasil de 2014 será apresentado nesta sexta-feira

Sul de Minas tem sete amostras concorrendo ao prêmio de melhor café do ano.

Da Minasul

Sul de Minas concorre com sete amostras (foto: Divulgação)

Sul de Minas concorre com sete amostras (foto: Divulgação)

Será divulgada nesta sexta-feira (23), em Araxá (MG), a lista dos vencedores do 4º Concurso de Qualidade de Cafés do Brasil “Cup of Excellence Naturals 2014”. Ao todo, 203 amostras foram analisadas na pré-classificação. Dessas, 108 foram selecionadas para a fase nacional, realizada na semana passada, em Varginha. Depois da divulgação da etapa nacional, concorrem ao título de melhor café natural do Brasil 44 lotes, sendo que a Minasul estará representada por 4 produtores: Adelino Semboloni, da Fazenda dos Tachos, em Varginha; Heloisa Helena Carvalho e Marcelo Henrique de Carvalho, do Sítio Canta Galo I, em Heliodora; e Celso Vieira Junior, da Fazenda Campo Alegre, também em Heliodora.

Com os cooperados da Minasul, a região Sul de Minas tem 7 amostras concorrendo. Mantiqueira é a com maior número de lotes, 19, seguido pelo Cerrado com 10 e Matas de Minas com 8. Quanto a este seleto grupo que chega à fase internacional, pode-se dizer que todos já são vencedores. Realizado há 4 anos, o Cup of Excellence Naturals está cada vez mais exigente quanto aos critérios de avaliação, e, com todas as dificuldades, atingir nota igual ou superior a 85 pontos (escala de 0 a 100 do Cup of Excellence) é uma tarefa que só mesmo os melhores dos melhores conseguem.

Na edição anterior do Concurso foram 23 vencedores que geraram uma receita total de mais de R$ 700 mil no leilão realizado. A divulgação dos ganhadores será feita no dia 23, a partir das 18h, no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá (MG). O evento é também uma oportunidade para que os interessados e compradores internacionais e brasileiros possam ter contato direto com os produtores desses cafés, sendo uma excelente oportunidade para realização de negócios.

Auditoria e apoio
Com realização da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Alliance for Coffee Excellence (ACE) e Sebrae, a edição 2014 do Cup of Excellence Naturals será auditada pela Safe Trace Café e conta com apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), da CarmoCoffees, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), do Conselho Nacional do Café (CNC), da Capal e da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

Serviço
4º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil “Cup of Excellence Natural Late Harvest”
Divulgação e premiação: 23 de janeiro de 2015, em Araxá (MG)
Leilão dos vencedores: 10 de março de 2015
Pagamento aos produtores: 09 de maio de 2015

A lista, em ordem alfabética, pode ser acessada no site da BSCA: www.bsca.com.br.

Leia mais notícias da região no Sulminas146

Acompanhe Sulminas146 no Facebook e no Twitter

Seja o primeiro a comentar