Edição
Edição
Sulminas146

Aiuruoca

Minas Gerais renova certificação dos Circuitos Turísticos

Número de Circuitos cresce em 2015, fortalecendo a política de regionalização do turismo.

Secretário de Turismo, Geraldo Pimenta, durante evento no Auditório JK (foto: divulgação)

Secretário de Turismo, Geraldo Pimenta, durante evento no Auditório JK (foto: divulgação)

Os Circuitos Turísticos de Minas Gerais tiveram nesta segunda-feira (23) os seus certificados renovados. Além disso, o Montanhas Cafeeiras de Minas, localizado no Sul de Minas, que estava inativo, também recebeu a certificação, totalizando 46 instâncias. A solenidade foi realizada no Auditório JK, na Cidade Administrativa, e contou com a presença de várias autoridades do estado.

Os Circuitos Turísticos são formados por cidades que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística da região, de forma sustentável. Isso é feito através da integração contínua dos municípios, consolidando uma identidade local e atendendo às diretrizes do Ministério do Turismo de fortalecimento da Política de Regionalização do Turismo.

Descentralização

Para o secretário de Turismo, Geraldo Pimenta, “a política de regionalização é um grande vetor para consolidarmos e desenvolvermos a economia regional, tendo em vista que 67% dos visitantes em Minas Gerais são oriundos do próprio estado. Os Circuitos Turísticos configuram-se como os principais interlocutores entre municípios e governos em nível federal e estadual que, em parcerias com atores envolvidos e os Conselhos Estadual e Municipais, contribuem para orientação, coordenação e execução da política do turismo juntamente com a cadeia produtiva local”, afirmou.

Sobre o compromisso do governo com o setor, o secretário de estado de Governo, Odair Cunha, destacou a criação da Secretaria de Turismo. “O primeiro ato de Fernando Pimentel em prol do turismo, do desenvolvimento econômico sustentável e estratégico para o estado se deu com a criação da pasta específica, a Secretaria de Estado de Turismo, antes vinculada à Secretaria de Turismo e Esportes”.

Leia também: Conheça o primeiro Circuito Turístico criado em Minas Gerais

Para o secretário de Cultura, Angelo Osvaldo, cultura e turismo andam de braços dados. “A cultura dinamiza o turismo, por isso temos que manter um diálogo permanente. Vamos somar esforços para construir um caminho luminoso, que percorra todos os Circuitos Turísticos”, afirma.

O ministério do Turismo, representado pelo diretor de Produtos e Destinos, Wilken Souto, enfatizou a importância dos Circuitos Turísticos para a realização da Política de Regionalização do Turismo. “Aprendemos muito com Minas, que saiu na frente e colocou em prática uma gestão descentralizada e participativa que valoriza e fortalece os Circuitos Turísticos. Reafirmamos o nosso compromisso com Minas e reconhecemos o compromisso do Estado com o Turismo”, diz.

Estiveram presentes no evento 520 pessoas, dentre as quais 100 prefeitos, deputados federais e estaduais, vereadores, secretários de estado e municipais, presidentes e gestores dos 46 Circuitos Turísticos e ainda profissionais do setor.

Da Agência Minas

Leia mais notícias da região no Sulminas146

Acompanhe Sulminas146 no Facebook e no Twitter

 

Seja o primeiro a comentar