Edição
Edição
Sulminas146

Imagens

Moradora do Sul de Minas anota os dias que chovem há 30 anos

Segundo dados de Iracy, a partir de 2013 o volume de chuva começou a diminuir.

Da Rádio Atividade 99,1FM

A Dona Iracy Siqueira começou a anotar os dias que chovem quando se mudou para a fazenda da família em Botelhos, no Sul de Minas. Esta foi a forma que a aposentada encontrou para ajudar na lavoura de café, com os dados era possível prever a safra seguinte.

Segundo o engenheiro e irmão de Iracy, Paulo Siqueira, este trabalho auxilia muito na época de adubar no período fértil, em função da quantidade de umidade que está no solo.

Moradora de Botelhos anota os dias que chovem há 30 anos (foto: divulgação)

Moradora de Botelhos anota os dias que chovem há 30 anos (foto: divulgação)

Há 30 anos, Iracy vai até o quintal da propriedade e coleta, com a ajuda de pluviômetro, a quantidade de chuva que caiu em um recipiente nas últimas 24 horas, depois é só anotar.

Segundo os dados de Iracy, em janeiro de 2005 choveu 319 mm, em janeiro de 2007 o quantidade de chuva foi maior (620 mm), já a partir de 2013 o volume começou a diminuir, em janeiro de 2014, choveu 66 mm, e em 2015, choveu 50 mm no mês.

Iracy, que irá continuar anotando os dados, também se mostrou preocupada com a grande diminuição do volume de água e espera que estes dados comecem a aumentar.

Leia mais notícias da região no Sulminas146

Acompanhe Sulminas146 no Facebook e no Twitter

Seja o primeiro a comentar