Edição
Edição
Sulminas146

Moradores de Passa Quatro se mobilizam em rede social para salvar o Rio da cidade

Além de pouca água e da poluição, rio cheira mal. Local é histórico e tem registro de passagem dos bandeirantes

Por Petterson Rodrigues
Do Sul de Minas

“Ao encontrares nela uma garganta profunda é o Embaú, a única passagem tranquila para o Sertão das Gerais, então galga a serra e passa quatro vezes o rio que se escorrega por um verde e espaçoso vale, chegará assim a um pouso . . .”, conta a história sobre a identificação do bandeirante Fernão Dias Paes Leme sobre o rio e a cidade de Passa Quatro, no século XVI.

E é sobre este rio, que encantou os bandeirantes e marca a história da cidade, que moradores do município, no Sul de Minas, estão se mobilizando pelo facebook na tentativa de “salvar” o rio que leva o nome da cidade. Vários internautas se manifestaram nesta segunda-feira (20), após a postagem sobre as condições do local pela professora Agnes Courbassier.

“Vamos reunir um grupo e encararmos uma batalha pesada contra o desmatamento em Passa Quatro e principalmente contra a poluição do nosso rio! É vergonhosa a situação em que se encontra o rio Passa Quatro! Uma fedentina!”, postou a professora, acompanhada em questão de minutos por dezenas de seguidores que comentaram e curtiram a publicação.

Situação do Rio Passa Quatro é crítica (foto: Agnes Coubassier)

Situação do Rio Passa Quatro é crítica (foto: Agnes Courbassier)

A cidade de Passa Quatro passa por racionamento de água em razão da seca e da dificuldade no abastecimento da população.

“Nem acredito que se reduziu a isso o rio em que eu desci inúmeras vezes de boia” queixa-se Courbassier.

O grupo tenta marcar um encontro na tentativa de unir força e propor as primeiras medidas que sejam viáveis para tentar salvar e despoluir o rio. A professora convoca a participação de todos.

“Preciso de advogados, biólogos, geógrafos, bioquímicos, fotógrafos e pessoas dispostas a encarar uma dura luta pela preservação das nossas riquezas hídricas e também das nossas matas”, concluiu ela.

LEIA MAIS:

Passa Quatro, no Sul de Minas, terá racionamento de água

Em 2014, choveu em Passa Quatro apenas um terço dos anos anteriores

Minas registra 159 cidades em situação de emergência devido à seca

Cidades do Sul de Minas tentam acordo para reduzir consumo de água

Acompanhe Sulminas146 no Twitter e no Facebook.

7 comentários

  1. Ailton Ribeiro Mendes

    Tenho tentado sensibilizar a população desde o ano passado, quando contatei o site da Avaaz onde me pediram assinaturas as quais não consegui em número suficiente para que a entidade assumisse essa minha briga! Tive mais apoios de colegas das cidades onde trabalhei por 35 anos do que na cidade-motivo da minha manifestação. Assinaturas, envolvimento, consciência, mobilização... nada disso deu certo naquela iniciativa que tive. Contatei a ANA (Agência Nacional de recursos hídricos). Tentei fazer cursos junto a essa mesma para que tivesse embasamento técnico para que a minha proposta recebesse algum grau de confiabilidade... Não deu! Tentarei retomar o mesmo projeto, mas creiam: nosso problema poderia ser "assumido" por uma instituição mundial; desonerando os poderes públicos municipais e cobrando dos estaduais e federais alguma providência. FALTOU QUORUM!!! Vide meu cantinho sobre esse assunto ano passado! Continuarei tentando com fotos, depoimentos inconformados, etc... Busco entender melhor a relação do emprego das "braquiárias" (nem pecuária que justifique esse uso temos hoje em dia na cidade), do desmatamento (não temos os fortes batateiros de 20 anos atrás), da plantação de eucaliptos nos topos das nossas montanhas (servem à quem)... Quero entender a relação custo-benefício dos "sub-empregos" que MOVEM nossa cidade nas indústrias de papel e celulose, na concessão de águas do nosso lençol freático, na contaminação dos leitos por descargas industriais, etc. Se houver conscientização e mobilização, haverá esperança. Senaõ... Será o caos. Serão os fins justificando os meios... Como foram as navegações, a conquista do oeste americano, as incursões européias na África, nas Américas e noutras regiões... Infelizmente, meu ceticismo já questiona a "busca do paraíso da época do êxodo" biblicamente explicado. Todo mundo quer o melhor para si independentemente se isso causará o pior para os outros!!!

    • jose roberto

      Parabens...

  2. Kleber Rocha

    Duas grandes frentes urgentes são necessárias : 1. Reflorestar TODOS os locais do município onde haja uma nascente (de qualquer volume ). Principalmente nos pontos mais altos. Já existe uma Lei federal exigindo isto, mas ninguém cumpre, porque ninguém fiscaliza. Já tentei há uns 10 anos atrás difundir esta medida, mas não encontrei respaldo do Poder Público na época. Podia ser uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Obras e da Agricultura, Codema, Emater, Ibama, etc. 2. Instalar um estudo científico profundo para analisar se o volume de água mineral envazada que sai diáriamente da cidade (....dezenas de caminhões !) está compatível com a reposição natural dos aquíferos sob o solo da cidade. É um volume enorme que está sendo "sugado" do subsolo da cidade diariamente e vai embora. Será que os orgãos públicos tem algum controle sobre isto ? O rebaixamento exagerado do lençol freático vai fatalmente "secar" nascentes nas montanhas. Isto sem contar com os demais fatores mundiais (aquecimento , mudança dos ventos e dos períodos das estações, desmatamentos, queimadas , etc...)

  3. jose roberto

    Olá Kleber Rocha, continua um apaixonado pela terrinha. Temos que ver quem de fato está detonando os rios e quem de direito pode assumir esta causa, para que possamos abraça-la.

  4. Grupo realiza primeira reunião em prol do Rio Passa Quatro - Sulminas 146

    […] Moradores de Passa Quatro se mobilizam em rede social para salvar o Rio da cidade […]

  5. Moradora fotografa pernas de vaca em beira de rio em Passa Quatro - Sulminas 146

    […] Moradores de Passa Quatro se mobilizam em rede social para salvar o Rio da cidade […]

  6. Grupo toma primeiras decisões em prol do Rio Passa Quatro - Sulminas 146

    […] Moradores de Passa Quatro se mobilizam em rede social para salvar o Rio da cidade […]