Edição
Edição
Sulminas146

Destaque no Sulminas146

Nas Terras Altas da Mantiqueira, o turismo se perde na falta de informação

Nunca foi feita uma sinalização séria e voltada para o turista que aqui chega. Ele procura por informações e não as obtêm com facilidade.

Do Jornal da Serra
Por Paulo Pontes

Ilustração-Paulo-PontesA região das Terras Altas da Mantiqueira é de uma grande beleza e atrai turistas de várias partes do Brasil e do exterior. Localizada nas partes altas da Serra da Mantiqueira os municípios são agraciados com um clima ameno, típico de regiões montanhosas, nos meses de inverno as temperaturas ficam próximas de 5°C em determinados locais, mudando a paisagem com as frequentes geadas. A região também tem inúmeras cachoeiras e piscinas naturais que no verão, devido o calor, são um grande atrativo, turistas e visitantes das cidades as procuram com grande frequência.

Contudo, um problema crônico, de longos anos, é a falta de sinalização dos pontos turísticos, como cachoeiras, mirantes, picos, entre outros.

Nunca foi feita uma sinalização séria e voltada para o turista que aqui chega, ele procura por informação e não as obtêm, assim ele vai a postos de gasolina, e outros vários locais para se informar, com isso, não se sente seguro, pois as informações nem sempre são adequadas. As cidades não têm um balcão de informações que funcione com frequência.

Faltam mapas explicativos e sinalizações, como placas bem elaboradas com intuito de orientar o turista e fazer com que ele chegue com segurança ao destino.

Com a chegada do Portal que será construído na divisa entre São Paulo e Minas Gerais será montado uma central de informações, que ajudará a direcionar o turista, mas é pouco, as informações tem que estar dentro das cidades, cada cidade deveria montar os postos de informações com acessibilidade, que oriente e dê apoio ao turista de forma que ele se sinta seguro para se deslocar até o ponto que deseja chegar, até mesmo oferecer o trabalho de guias previamente cadastrados para acompanhar.

A questão é que estamos muito aquém de fornecer ao turista que vem a região das Terras Altas da Mantiqueira um roteiro bem sinalizado. Os moradores locais ainda não acreditam no potencial turístico que a região tem, em consequência os políticos ainda não se empenham para que as cidades possam se estruturar para receber esse turismo que cresce por si só, pois a propaganda é feita pelo “boca a boca”, pousadas e hotéis, assim o turista que procura pelas belezas naturais da região muitas vezes voltam para casa frustrados, sem terem conhecido o que é realmente belo por aqui.

A Associação das Terras Altas da Mantiqueira tem projetos para sinalizar adequadamente as cidades, estes foram projetados em conjunto com as Secretarias de Turismo de cada município, portanto o município deverá executar o seu já em 2015. Aguardamos ansiosos por essa conquista, primordial para o bom andamento do turismo na região.

Leia mais notícias da região no Sulminas146

Acompanhe Sulminas146 no Facebook e no Twitter

Seja o primeiro a comentar