Edição
Edição
Sulminas146

Serra da Mantiqueira

Ong de Brazópolis firma parceira para recuperar Mata Atlântica e nascentes

Projeto prevê plantio de 130 mil mudas de árvores nativas na Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias, na Serra da Mantiqueira e na Região do Alto da Bacia do Rio Sapucaí.

Plantando o Futuro Plantando o Futuro
Foto: divulgação
Cooperação deve resultar na recuperação de 157 hectares da Mata Atlântica e 200 nascentes no Sul de Minas
Cooperação deve resultar na recuperação de 157 hectares da Mata Atlântica e 200 nascentes no Sul de Minas

A Codemig e a ONG Grupo Dispersores assinaram, em outubro, um Termo de Cooperação Técnica para a recuperação de 157 hectares da Mata Atlântica e 200 nascentes no Sul de Minas. A parceria válida até dezembro de 2018 e concretizada junto ao Projeto Plantando o Futuro, vai beneficiar 31 municípios da região.

O “Projeto De Olho no Olhos – Proteção e Recuperação de Nascentes” idealizado pela ONG, prevê o plantio de 130 mil mudas de árvores nativas na Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias, na Serra da Mantiqueira e na Região do Alto da Bacia do Rio Sapucaí, o que também compreende as Bacias dos Rios Jaguari e Piracicaba.

Para a recuperação de nascentes, serão utilizadas técnicas de restauração ambiental, como proteção (cercamento do entorno das nascentes com moirões e arame farpado em um raio de 50 metros) e revegetação.

Parte das mudas nativas serão produzidas pelo Viveiro Florestal do Grupo Dispersores, localizado em Brazópolis, no Sul de Minas, que tem capacidade para gerar 50 mil indivíduos arbóreos por ano. Ainda como parte do convênio, a ONG desenvolverá atividades de educação ambiental para alunos das escolas de Brazópolis e para produtores rurais da região.

Os municípios de Brazópolis, Paraisópolis, Delfim Moreira, Piranguçu, Piranguinho e Pouso Alegre já possuem um termo de compromisso assinado com o Grupo Dispersores, o que pode ser expandido entre outras cidades que compõem a APA Fernão Dias, a APA Serra da Mantiqueira e outros 17 municípios do Alto da Bacia do Rio Sapucaí.

A cooperação entre a Codemig e a ONG determina que o Grupo Dispersores deve elaborar documentos necessários ao atendimento da legislação ambiental e ao Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prads). Caberá à Codemig os aportes financeiros e a fiscalização das atividades.

Grupo Dispersores

O Grupo Dispersores é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada no município de Brazópolis/MG no ano de 2004, onde é reconhecida como entidade de utilidade pública e está inscrita nos cadastros estadual e nacional de entidades ambientalistas (CEEA e CNEA). Saiba mais sobre o Grupo Dispersores.

Seja o primeiro a comentar