Edição
Edição
Sulminas146

Passa Quatro quer tombar Túnel da Mantiqueira

Solicitação de tombamento do Túnel da Mantiqueira de 32 será avaliado pelo Conselho Estadual de Patrimônio Cultural.

Foto: Divulgação
Túnel da Mantiqueira pode ser tomabo
Túnel da Mantiqueira pode ser tomabo

O prefeito de Passa Quatro, no Sul de Minas, Paulo José de Almeida Brito, acompanhado do coronel da Polícia Militar de Minas Gerais César Ladeira, entregou ao secretário de Estado da Cultura, Angelo Oswaldo, o pedido de tombamento estadual do Túnel da Mantiqueira. Trata-se de local histórico, na divisa de Minas Gerais e São Paulo, em que aconteceram episódios marcantes, em especial durante a Revolução de 1932.

Desde o ciclo do ouro o local foi percorrido por bandeirantes e mineradores. Passa Quatro desenvolve, de modo exemplar, uma rica política de preservação de seu patrimônio cultural. Anualmente, promove a celebração da batalha do Túnel da Mantiqueira, quando confere a Medalha Olegário Maciel, evocando o presidente do Estado de Minas Gerais no momento da Revolução de 32.

Este ano, uma Medalha foi oferecida ao Estado de Minas Gerais, tendo sido recebida pelo secretário de Governo, Odair Cunha, em nome do governador Fernando Pimentel. O secretário Angelo Oswaldo destacou a iniciativa da Prefeitura de Passa Quatro e, perante o prefeito, despachou o ofício para a presidente do IEPHA/MG, solicitando-lhe a abertura do processo de Tombamento, cujo dossiê será levado ao CONEP, Conselho Estadual de Patrimônio Cultural, para apreciação final.

Siga o Sulminas146 no Facebook e no Twitter

1 comentário

  1. Jorge José Pereira

    Meu avô Ciríaco e meu tio Zezé, sargento e cabo da PM de MG cruzaram esse túnel no primeiro pelotão. Um dia vou visitá-lo.