Edição
Edição
Sulminas146

Passa Quatro, no Sul de Minas, terá racionamento de água

Tempo seco e falta de chuva é uma realidade na região e gera impactos e racionamento de água em algumas cidades

Por Petterson Rodrigues
Do Sul de Minas

Falta de água é uma realidade em várias cidades (foto: divulgação)

Falta de água é uma realidade em várias cidades (foto: divulgação)

A cidade de Passa Quatro, no Sul de Minas, vai passar por racionamento de água, segundo informações da vereadora do município, Flávia Pessôa. Em razão da seca e das condições estruturais para o fornecimento de água na cidade, Pessôa informou que já obteve a informação do prefeito Paulo José de Almeida Brito de que o racionamento será implantado em Passa Quatro.

“Ainda não sabemos que dia irá começar (o racionamento), mas acredito que em breve. A situação está caótica aqui. Os bairros Copacabana e São Geraldo estão sem água há dias. Enquanto que em outros bairros ocorre o desperdício”, disse ela.

Mesmo com água em abundância em vários locais da cidade, com bicas de água nas praças e sendo considerada Estância Hidromineral, Passa Quatro não escapa do problema que assola várias cidades do Brasil, em decorrência da seca e a estiagem.

“As nascentes estão secando, há uma diminuição absurda do nível de água, mas o que tem é mal distribuído por falta de estrutura”, complementou a vereadora.

O engenheiro civil da Prefeitura de Passa Quatro, Gustavo Carneiro Greca, informou que o racionamento de água na cidade na verdade já é uma realidade, em razão do que acontece nas últimas semanas.

“Já está acontecendo (o racionamento), à noite, em alguns bairros está sendo desligado para poder ajudar outros bairros que estão sem água. Terça-feira (21), tornaremos a obra de ligação da ETA (Estação de Tratamento de Água) do centro na ETA de Copacaba para dar um reforço no bairro Copacabana”, explicou Greca.

Segundo informações de moradores da cidades, a nascente que abastece alguns bairros, como Copacabana, São Geraldo, Catanga e Caixa D’Água secou e algumas indústrias estão colaborando com o fornecimento de água em caminhões pipa para ajudar no abastecimento da população.

A realidade de Passa Quatro não é diferente de outros municípios. De acordo com informações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec ), 159 municípios já decretaram situação de emergência devido à seca. E muitas regiões do estado sofrem com queimadas e incêndio, devido ao forte calor e a falta de chuva. Mais de 20 cidades do Sul de Minas passam por racionamento ou rodízio.

Mais de 20 cidades já enfrentam falta de água no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV)

Mais de 20 cidades já enfrentam falta de água no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV)

A Agência Nacional de Águas (ANA) apresentou um plano com restrições para reduzir o consumo de água na região nas cidades de Extrema (MG), Camanducaia (MG), Itapeva (MG), Toledo (MG) e Sapucaí-Mirim (MG). As cidades agora tentam um acordo com a Agência para realizar um trabalho para estimular na economia de água.

LEIA MAIS:

Em 2014, choveu em Passa Quatro apenas um terço dos anos anteriores

Minas registra 159 cidades em situação de emergência devido à seca

Cidades do Sul de Minas tentam acordo para reduzir consumo de água

Acompanhe Sulminas146 no Twitter e no Facebook.

2 comentários

  1. Em 2014, choveu em Passa Quatro apenas um terço dos anos anteriores - Sulminas 146

    […] Passa Quatro, no Sul de Minas, terá racionamento de água […]

  2. Moradores de Passa Quatro se mobilizam em rede social para salvar o Rio da cidade - Sulminas 146

    […] Passa Quatro, no Sul de Minas, terá racionamento de água […]