Edição
Edição
Sulminas146

Destaque no Sulminas146

Pássaros silvestres são apreendidos em cidade do Sul de Minas

Denúncia anônima leva Polícia Militar Ambiental a encontrar filhotes de trinca-ferros e outras espécies sendo criados de forma irregular.

Do Sulminas146

A Polícia Militar Ambiental, com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apreendeu na última terça-feira (13) pássaros silvestres, sendo nove filhotes de trinca-ferro, dois bicudos-verdadeiros, espécie ameaçada de extinção, e um trinca-ferro adulto, na cidade de Ouro Fino, no Sul de Minas.

Após denúncia anônima sobre possível fraude no uso do Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes (Sispass), os policiais chegaram a uma residência no bairro Jardim Nossa Senhora, onde foi feito contato com o denunciado, que autorizou a entrada dos policiais.

Pássaros Silvestres são apreendidos em Ouro Fino (foto: Polícia Militar do Meio Ambiente)

Pássaros Silvestres são apreendidos em Ouro Fino (foto: Polícia Militar do Meio Ambiente)

De acordo com informações da PM, durante a fiscalização, o acusado explicou como tinha adquirido as aves e foi constatado no caso dos filhotes que não são provenientes de criador autorizado, possivelmente pego em seus ninhos na natureza. Esses filhotes foram anilhados com material regularmente fornecido pelo Sispass, porém, não poderia ser usado em animais oriundos de habitat silvestre e, ao colocá-las em pássaros nativos e cadastrá-los, caracterizou-se uma ação fraudulenta. Havia ainda um filhote sem anilha.

Dois bicudos-verdadeiros, espécie ameaçada de extinção, e um trinca ferro adulto foram encontrados com as anilhas violadas e também foram apreendidos.

Todos os pássaros com as gaiolas foram apreendidos e enviados para o Ibama de Pouso Alegre, também no Sul de Minas. O autor foi preso em flagrante delito.

Leia mais notícias da região no Sulminas146

Acompanhe Sulminas146 no Facebook e no Twitter

Seja o primeiro a comentar