Edição
Edição
Sulminas146

Carrancas

Poço da Esmeralda, no Sul de Minas, um dos 10 lugares paradisíacos e exóticos do Brasil

Local é considerado um dos principais espetáculos da região. Cidade de Carrancas foi cenário das novelas da Rede Globo.

Do Desviantes

Se você sonha com várias belezas naturais, reunidas num único local, tem mesmo de visitar esse complexo, que fica numa propriedade particular. Mas que não impede de você explorar cachoeiras, poços, piscinas, cascatas; enfim, de tudo um pouco. É por esses lados que ficam dois pontos fantásticos, distantes do turismo mais comercial – Cachoeira da Esmeralda e Poço da Esmeralda -, localizados no município de Carrancas, no Sul de Minas.

Local fica em Carrancas, no Sul de Minas (foto: Walmir Monteiro)

Local fica em Carrancas, no Sul de Minas (foto: Walmir Monteiro)

A oito quilômetros do centro de Carrancas, após uma trilha leve e em parte escorregadia, você se depara com um dos principais espetáculos da região. A Cachoeira da Esmeralda, totalmente cercada por vegetação, é uma queda d’água tímida, porém capaz de proporcionar uma massagem relaxante para quem ousar experimentá-la. Ela forma o Poço da Esmeralda, que atinge uma profundidade de até cinco metros em alguns dos seus pontos. Dá para nadar e mergulhar à vontade nos lugares mais rasos. A água é esverdeada e cristalina. O tom verde-esmeralda fica mais intenso em dias ensolarados, por volta do meio dia, quando a água se mostra transparente escancarando o fundo do poço. O caminho é sempre por estrada de terra e de preferência com a companhia de um guia local.

Onde fica

Carrancas, município dos anos de 1720 localizado ao sul de Belo Horizonte, fica no vale do Rio Grande. Ganhou esse nome por causa de escavações em duas rochas que aparentavam duas caras. Abriga um polo turístico com mais de 100 atrações naturais; algumas conhecidas e outras ainda a serem exploradas num raio de 15 quilômetros. A beleza de alguns dos pontos da cidade, como a Gruta da Ponte, no momento proibida para visitação, já serviu de cenário para novelas da Rede Globo, como América e Alma Gêmea. A última a ser gravada em Carrancas foi a das nove O Império.

Entre cachoeiras, grutas, cavernas, piscinas, serras, a cidade é farta de modalidades para quem gosta de praticar turismo de aventura. Você pode fazer trekking, mountain bike, cannyoning, montanhismo, voo livre, entre outras aventuras. E claro, colocar a energia em dia. É bem fácil chegar de carro ou ônibus.

Distâncias

Belo Horizonte: 286 quilômetros
São Paulo: 411 quilômetros
Rio de Janeiro: 421 quilômetros

Leia mais notícias da região no Sulminas146

Acompanhe Sulminas146 no Facebook e no Twitter

Seja o primeiro a comentar