Edição
Edição
Sulminas146

Notícias

Prefeitura de Paraíso e IFSuldeMinas iniciam cursos

Do Sulminas146

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, em parceria com o Instituto Federal Sul de Minas (Campus Passos), já realizaram a aula inaugural de sete novos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec): Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Operador de Computadores, Agente de Inclusão Digital, Costureiro, Recreador e Espanhol Básico. Ao todo estão sendo beneficiados 140 alunos, sendo 20 estudantes por turma.

O Pronatec em São Sebastião do Paraíso já ofereceu esse ano, em parceria com o IF Sul de Minas, 971 vagas em cursos de formação inicial e continuada que possuem duração média de três meses. O objetivo do programa é possibilitar a capacitação e formação profissional da população, de modo que os alunos possam alcançar melhores condições no mercado e até mesmo conquistarem um novo emprego. Os cursos disponibilizados são totalmente gratuitos e os estudantes recebem uma bolsa auxílio para custear alimentação e transporte, além de uniformes e materiais didáticos.

O coordenador adjunto do programa no IF Sul de Minas Campus Passos, Clayton Mendes, apresentou aos alunos as normas gerais de funcionamento do programa e destacou as vantagens de se estudar em uma instituição pública federal. Ele destacou ainda que essa parceria entre Prefeitura e o Instituto é muito importante para o desenvolvimento da região e ressaltou que a infraestrutura disponibilizada pelo município para a realização dos cursos em São Sebastião do Paraíso é uma das melhores do Pronatec em nível regional. Nessa parceria, o IF Sul de Minas disponibiliza os cursos demandados pelo município e cabe à Prefeitura ofertar o local para a realização das aulas, bem como dar o suporte operacional para o funcionamento das atividades.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, professor Cícero Barbosa, destacou na aula inaugural que essa ação do governo municipal vem de encontro com uma necessidade da população, que está sempre buscando novas oportunidades de formação. Para ele, “a educação profissional ofertada pelo Pronatec possibilita novos caminhos para a população”.

Seja o primeiro a comentar