Edição
Edição
Sulminas146

Minas

Produção de morango em Minas Gerais deve ser 12% maior este ano

Minas Gerais é o principal estado produtor do país.

Foto Reprodução.
MG maior produtor do país
MG maior produtor do país

O clima ajudou e os produtores estão colhendo uma boa safra de morango em Minas Gerais, o principal estado produtor do país. Uma lavoura de 25 mil pés de morangos em Estiva, no sul de Minas Gerais, está rendendo 700 quilos da fruta por semana. Eliseu Pereira plantou as mudas em março e a expectativa é de produzir 2,5 toneladas nesta safra, 20% a mais do que ele colheu no passado.

Esse ano, o frio e a chuva vieram na medida certa para o cultivo do morango. Nessas condições, a fruta se desenvolve melhor e ganha tamanho e sabor. A caixa de 1,2 quilo está sendo negociada pelos produtores a R$ 8, enquanto no ano passado, o preço não passava de R$ 6.

Minas Gerais é o maior produtor do país e deve colher este ano quase 82 mil toneladas da fruta, pouco mais de 12% em relação à safra passada.

O agrônomo da Emater Vicente Neri explica que a qualidade este ano está melhor que a da última safra porque o morango gosta de um clima mais temperado, o clima estando mais equilibrado, a produção é melhor.

O produtor Thiago Silva investiu no sistema de plantio semi-hidropônico, onde as plantas ficam mais protegidas do ataque de pragas e doenças. Além disso, elas ficam mais altas e facilitam o trabalho dos colhedores. Em 5 mil metros quadrados, ele plantou 44 mil mudas, onde por semana são colhidos 1,2 mil quilos de morangos.

Nesse sistema, os frutos são maiores que os cultivados diretamente no solo e com o mercado diferenciado, esse morango garante um lucro maior para o produtor. “A gente consegue vender de 50% a 60% mais caro, em relação aos outros morangos e ele tem um público garantido e diferenciado”, diz.

A safra de morango tem duas floradas por ano, a desta época e a outra em setembro, quando a produtividade geralmente é o dobro da primeira.

Do Globo Rural

AS MAIS LIDAS:

Conheça as dez menores cidades para se viver no Sul de Minas

Proprietária de imóvel situado às margens de Furnas terá de demolir construções

Cidades do Sul de Minas estão entre as melhores para se viver em Minas

Onça-parda é fotografada na Serra Fina, no Sul de Minas

Seja o primeiro a comentar