Edição
Edição
Sulminas146

Sul de Minas

Samu no Sul de Minas completa um ano de atividades beneficiando 152 cidades

Serviço atende aproximadamente 2,7 milhões de pessoas e constitui o maior Samu do Brasil em atendimento e número de municípios.

No dia 31 de janeiro, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) da Macro Região Sul de Minas Gerais completou um ano da inauguração. O serviço, que beneficia 152 cidades que compõem a macrorregião, atende aproximadamente 2,7 milhões de pessoas e constitui o maior Samu do Brasil em termos de atendimento, número de municípios e bases.

Foto: divulgação
Samu atende 2,7 milhões de pessoas no Sul de Minas
Samu atende 2,7 milhões de pessoas no Sul de Minas

Um dos maiores apoiadores da criação do Samu Macro Sul, o secretário de Estado de Governo Odair Cunha ressalta a importância do serviço para a região. “A implantação do Samu foi uma importante conquista para o Sul de Minas, que vem contribuindo efetivamente para salvar vidas. Tivemos a alegria de apoiar e lutar intensamente pela criação do Samu na região. Vale ressaltar, ainda, a sensibilidade do governador Fernando Pimentel, que, em apenas um mês a frente da administração estadual e em um gesto de carinho com a população do Sul, deu aval positivo para o funcionamento do serviço”, afirma.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) repassa, mensalmente, R$ 2, 6 milhões para mantê-lo em funcionamento. O Samu Macro Sul possui sua sede – Central Operativa – no município de Varginha e atualmente conta com 34 bases descentralizadas na região, que realizam atendimentos de Urgência e Emergência por intermédio das 43 ambulâncias do serviço – 34 de suporte básico e 9 de suporte avançado, com estrutura de UTI.

O suporte básico e avançado mais próximos das cidades das Terras Altas da Mantiqueira fica em São Lourenço.

Números de um ano de atendimento:

593 profissionais trabalhando nas bases e Central Operativa
370 mil ligações ao serviço, aproximadamente
87% dos atendimentos realizados pelas USBs – Unidades de Suporte Básico
12% dos atendimentos realizados pelas as USAs – Unidades de Suporte Avançado

Com informações da Agência Minas

Seja o primeiro a comentar