Edição
Edição
Sulminas146

Destaque no Sulminas146

Transporte de trem entre Lavras e Três Corações pode ser reativado

Associação ferroviária assumiu responsabilidade do Patrimônio de Lavras. Segundo presidente do órgão, ideia é ministrar oficinas no local.

Do G1

Após 14 anos, o transporte de trem para passageiros entre Lavras e Três Corações, no Sul de Minas, pode ser reativado. Alvo de reclamações de moradores por causa do abandono, o Patrimônio Ferroviário de Lavras agora será de responsabilidade da Associação do Circuito Ferroviário Vale Verde, que quer recuperar toda a estrutura. O órgão já conseguiu a sessão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para iniciar os trabalhos no local.

“Convidamos empresas para elas conhecerem as oficinas e o espaço para se instalarem aqui. Nós já temos propostas de algumas empresas”, afirma o presidente da associação, César Mori Júnior.

O lugar era conhecido como “Antiga Oficina do Parque Ferroviário de Lavras”. Depois do ano de 2000, a Ferrovia Centro Atlântica, que ocupava o local, mudou para uma estação que fica a poucos quilômetros de lá. Com o passar dos anos, máquinas que foram usadas por mais de um século na construção e manutenção dos trens ficaram esquecidas. O local virou alvo de pichações e água parada.

“Pretendemos montar uma escola profissional ferroviária. Já é uma proposta antiga em parceria com a UFMG e da Cepefer do Rio de Janeiro”, projeta o presidente da associação.

O Dnit cedeu 15 prédios da cidade para a associação.

Transporte de trem entre Lavras e Três Corações pode ser reativado (Foto: Reprodução EPTV)

Transporte de trem entre Lavras e Três Corações pode ser reativado (Foto: Reprodução EPTV)

Seja o primeiro a comentar