Edição
Edição
Sulminas146

Sul de Minas

Veja ranking completo das melhores cidades para se viver no Sul de Minas

Itajubá é a primeira da região e 85ª do Brasil, com IDHM de 0,787. Já a cidade que aparece na pior situação na região é Serranos, com IDHM de 0,643, abaixo da média nacional. Veja ranking completo das cidades.

Foto: divulgação
Cidades como Itajubá se destacam no ranking da ONU
Cidades como Itajubá se destacam no ranking da ONU

O Sul de Minas cada vez mais atrai pessoas que resolvem mudar de vida, sair dos grandes centros, optar em mudar de vida e morar em uma das 146 cidades da região.

E para analisar além do aspecto natural, o Sulminas146 fez um levantamento com base em dados da ONU, levando em consideração questões como educação, renda e expectativa de vida, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), divulgado pelo Pnud, órgão das Nações Unidas, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro.

O indicador, que vai de 0 a 1 – e quanto mais próximo de 1, melhor – é semelhante ao famoso IDH calculado para os países do globo, mas algumas adaptações metodológicas tupiniquins foram feitas. Por isso, segundo o Pnud, não é possível comparar os números de países inteiros às cidades brasileiras. A média do Brasil hoje é 0,727, considerado alto (mas não muito alto).

O IDHM não mede exatamente qualidade de vida. Embora, claro, municípios com elevados índices de educação, longeva expectativa de vida e renda alta tendam a ser bons lugares para se viver.

Maior destaque no Sul de Minas é Itajubá, primeira da região e 85ª do Brasil, com IDHM de 0,787. Já a cidade que aparece na pior situação na região é Serranos, com IDHM de 0,643, abaixo da média nacional, e fica 3234ª colocação do Brasil.

(foto: divulgação)
Serranos tem a pior avaliação entre as cidades do Sul de Minas
Serranos tem a pior avaliação do Sul de Minas

O levantamento é feito pela ONU a cada 10 anos, com base nos dados do Censo, do IBGE, e registra a situação de todos municípios brasileiros.

Confira o ranking completo das 146 cidades do Sul de Minas:

Foto Reprodução.
IDHM Sul de Minas
IDHM Sul de Minas

Errata: Diferentemente do que publicado anteriormente. Wenceslau Braz não está em 102º lugar na relação do Sul de Minas e 2481º lugar no Brasil, com IDHM de 0,687. Essa posição é uma cidade de nome semelhante do Paraná. Wenceslau Braz na verdade está em 86º lugar na relação do Sul de Minas e 2251º lugar no Brasil, com IDHM de 0,687..

Siga o Sulminas146 no Facebook e no Twitter

50 comentários

  1. Renata

    Achei que Lavras era Sul de Minas!!!! Fala sério... duvidosa essa lista.

    • Moderador

      Oi Renata. Obrigado pela sua mensagem. Mas para esclarecer o seu questionamento, peço que veja o ranking completo do Sul de Minas, considerando as 146 cidades, que destacamos o link em dois lugares da matéria, no começo e no fim. O Sulminas146 considera Lavras na mesorregião do Campo das Vertentes. Consideramos Sul de Minas a mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, dentre as quais as microrregiões: Alfenas, Andrelândia, Itajubá, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso e Varginha. Abraço!

      • Francisco

        Prezada Renata, pesquisei como está estabelecida a divisão regional de planejamento do Estado de MG e encontrei a seguinte divisão: Regiões de Planejamento A divisão do território de Minas Gerais, adotada oficialmente pelo governo estadual, estabelece dez Regiões de Planejamento, listadas a seguir, em ordem alfabética: Alto Paranaíba Central Centro-Oeste de Minas Jequitinhonha/Mucuri Mata Noroeste de Minas Norte de Minas Rio Doce Sul de Minas Triângulo O número de municípios em cada uma delas é o seguinte: Alto Paranaíba (31), Central (158), Centro-Oeste de Minas (56), Jequitinhonha/Mucuri (66), Mata (142), Noroeste de Minas (19), Norte de Minas (89), Rio Doce (102), Sul de Minas (155) e Triângulo (35). Sendo assim, conforme a divisão atual de MG, e, segundo o próprio site do governo estadual, o Município de Lavras está inserido na Região do Sul de Minas. Mais detalhes: https://www.mg.gov.br/governomg/portal/c/governomg/conheca-minas/geografia/5671-regioes-de-planejamento/69548-as-regioes-de-planejamento/5146/5044 Tabela dos 155 municípios: https://www.mg.gov.br/governomg/ecp/files.do?evento=download&urlArqPlc=ligminas_10_2_02_regplan_listamunicipios.pdf Abs, Francisco

        • Moderador

          Olá Francisco. Obrigado por sua mensagem e pelas informações. Nos baseamos para fazer a matéria com os dados do IBGE, mas realmente tivemos acessos nas informações que você também enviou e há sim entendimento de que Lavras e outras cidades compõem o Sul de Minas. Conforme publicado em outros comentários, a direção do Sulminas146 estuda modificar para as próximas matérias analíticas e considerar o mapa de 155 cidades. Estamos abertos a ouvi-los e considerarmos suas ponderações para fazermos um veículo o mais participativo possível. Abraço!

    • Yara B.Fioretti

      Essa lista é louca, cadê Monte Verde, distrito de Camanducaia? Monte Verde tem um clima ótimo, baixíssimo índice de criminalidade, é linda, ar puro, só que é "distrito" de Camanducaia, mas está no sul de minas, nas montanhas mágicas da Mantiqueira!

      • Moderador

        Olá Yara. Obrigado pelo seu comentário. A matéria trata o ranking das cidades e não de distritos. Monte Verde é um distrito. Já Camanducaia está no ranking. Abraço!

  2. andre luiz

    eu nao troco bom repouso por 10 itajubas

  3. Silvana Mendes

    Também senti falta de Lavras ??? Poderiam informar qual foi o IDHM de Lavras ?

    • Moderador

      Oi Silvana. Obrigado pela sua mensagem. O IDHM de Lavras é de 0,782, 113 º lugar no Brasil. Mais detalhes você pode ver no endereço: http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/Ranking-IDHM-Municipios-2010.aspx

  4. Roseli

    E Wenceslau Braz porque não aparece na lista ?

    • Moderador

      Olá Roseli. Obrigado pelo seu comentário. Wenceslau Braz apareci sim na lista. Está em 86º lugar na relação do Sul de Minas e 2251º lugar no Brasil, com IDHM de 0,687. Abraço!

      • Saulo

        Venceslau Braz (PR)? Paraná?

        • Moderador

          Olá Saulo, cometemos um erros, mas já corrigimos, uma vez que há uma cidade com mesmo nome no Paraná. obrigado por sua mensagem!

  5. S.Faccio

    Cambuí em 10º e Extrema em 20º? Está errado, Extrema com certeza tem o IDHM mais desenvolvido.

    • Moderador

      Olá S. Faccio. Obrigado pelo seu comentário. Realmente Cambuí está em em 10º e Extrema em 20º. Cambuí tem IDHM de 0,751 e Extrema de 0,732. Lembrando que o levantamento é feito pela ONU a cada 10 anos, com base nos dados do Censo, do IBGE, portanto, o próximo levantamento será em 2020. Abraço!

  6. Waldeci

    OI, Em Camanducaia-MG o Distrito de Monte Verde foi pesquisado?

    • Moderador

      Olá Waldeci, obrigado pela sua mensagem! O estudo da ONU englobou os municípios, distritos não!

  7. Carlos Roberto da Silva

    Onde está Alterosa ? Alterosa tem sido uma das cidades (pelo seu porte) que mais tem se destacada, mesmo diante deste cenário de crise econômica mundial e nacional, tem se mostrando grandes melhorias, tanto na educação quanto na parte de infra estrutura, inclusive a frente de algumas cidades proximas e que foram citadas.

    • Moderador

      Olá Carlos Roberto, pelos dados da pesquisa, Alterosa aparece em 124º no Sul de Minas e em 2716º no Brasil. Você pode checar no ranking da matéria. Abraço

  8. Zoopas

    Claro que Lavras é Sul de Minas, segundona lá.

  9. Rodrigo

    Arantina e bom jardim de minas e zona da mata DDD deles e 32 uma diferença e se fosse sul de minas pra mim pegaria EPTV não panorama de jf como TV são só 2 diferenças pra ser analisado pra ver. Outro detalhe vcs colocaram Itumirim na lista e não consideraram lavras Itutinga ribeirão vermelho perdões santo Antônio do amparo Santana da vargem coqueiral Santana do jacaré nazareno Sapucaí mirim Juruaia Munhoz Toledo Bueno bandao estou errado??

    • Moderador

      Olá Rodrigo. Consideramos Sul de Minas a mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, dentre as quais as microrregiões: Alfenas, Andrelândia, Itajubá, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso e Varginha. Das cidades citadas, várias estão sim, com base no parâmetro explicado acima. Sapucaí Mirim, Munhoz, Toledo são algumas que estão no ranking. Abraço!

      • Pedro

        Moro em São Sebastião do Paraíso e discordo dessa lista, não desmerecendo outras cidades, mas aqui é uma cidade polo pra outras que estão melhores colocadas... Não sei que critério que usaram, mas discordo!

        • Moderador

          Olá Pedro, obrigado pelo seu comentário. Apenas processamos e analisamos os dados disponíveis da pesquisa. O Sulminas146 não é responsável pelos dados. Lendo a matéria você verá os critérios que foram usados e há links também para você acessar a página do PNUD e analisar os critérios. Abraço!

  10. Clever

    Boa tarde! Não achei Monte Belo,

    • Moderador

      Oi Clever, valeu pelo comentário! Monte Belo está na relação em 84º no Sul de Minas e 2224º no Brasil. Abraço!

  11. JOAO LUIS TADEU COLLETTO

    OI ESTIVA M.G. NÃO ESTA NA COTAÇÃO OU É DISTRITO

    • Moderador

      Olá Joao. Valeu pelo comentário! Estiva está em 80º no Sul de Minas e 2161º No Brasil. Está lá no ranking! Abraço!

  12. carlos roberto

    qualquer cidade e boa pra quem tem dinheiro.......e essa pesquiza esta por fora moro aqui em itajuba ......bom de morar ....mais cade emprego......preços altissimos..segurança e transito pessimo.....sinalizaçao nem tem.....ruas cheias de buraco e lombadas........estacionar um carro ,so se for num morro.......cada uma viu.vao pesquizar direito.....ta muito errado.....

    • Henrique

      Estes problema que você citou são problemas encontrados em todas a cidades brasileiras (e fora também). Parem com essa síndrome de vira-lata, sou morador de Itajubá e adoro o lugar que vivo. Problemas? tem sim, assim como Poços de Caldas, Pouso Alegre e demais tem. Aprenda também a analisar a informação, Itajubá se destaca principalmente pela educação (basta olhar no quadro e ver a diferença de Itajubá com as outras cidades) eu garanto que as instituições de ensino em Itajubá assim como a mão de obra que saem destas são ótimas e são muito bem reconhecidas fora daqui. Crescimento populacional e praças bonitas não são sozinhas, dados para calcular um IDH. Abraços

    • Itajubá

      Os dados são de 2010, 5 anos atrás.

  13. Joana d´Arc

    E Campos Gerais, Cristais, nada encontrei sobre estas cidades do Sul de Minas.

    • Moderador

      Olá Joana. Campos Gerais está no ranking! Cristais é Oeste de Minas. Abraço

  14. Pouso Alegre

    Na próxima edição Pouso Algre estará no topo da lista e Varginha despencara para o final da fila

  15. Pouso Alegre

    Horrível a foto de Varginha, Linda a foto de Pouso Alégre

  16. Renato

    E São Pedro de Caldas?

    • Moderador

      Oi Renato. Obrigado pela mensagem! São Pedro de Caldas é distrito. A matéria abrange as cidades, no caso Caldas! Abraço!

  17. Rubens

    Estes dados são de 2010, muita coisa mudou depois disto...

  18. Gislane

    O melhor lugar para se viver é em Carmo da Cachoeira ,onde se mistura o atual com a simplicidade sertaneja, sem contar na energia presente em nossa natureza.

  19. Francisco

    São dados de 2010!!! muita coisa mudou

  20. ricardo

    Caramba eu moro em itajubá tem quase um assassinato por semana no bairro novo horizonte e é a melhor cidade pra se viver no sul de minas?Imagine o resto das cidades.

  21. Elizabeth

    E Viçosa? Cidade universitária.

    • Moderador

      Olá Elizabeth. Obrigado pela sua mensagem! Consideramos Sul de Minas a mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, dentre as quais as microrregiões: Alfenas, Andrelândia, Itajubá, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso e Varginha. Viçosa fica na da Mata. Abraço!

  22. Vera Melo

    Eu não troco Conceição da Aparecida por nenhuma dessas outras cidades da região ?

  23. SANDRO

    E BORDA DA MATA??? A TERRA DO CAPETA???

    • Moderador

      Olá Sandro, Borda da Mata está no ranking! Abraço e obrigado pela mensagem!22o lugar no Sul de Minas e 1021o lugar no Brasil!

  24. Tania

    Perdoes ficou em que lugar?

    • Moderador

      Olá Tania, obrigado pela sua mensagem!Perdões fica no Oeste de Minas, portanto, não entrou no ranking das cidades do Sul de Minas. Abraço!

  25. Mineiro

    Lavras, Campo Belo, Perdões não são Oeste de \minas e sim sudoeste. Pelo menos tem sido assim nos últimos 40 anos, somente aqui ouvi isso. Não procede.

    • Moderador

      Mineiro, obrigado por sua mensagem. Quando projetamos o Sulminas146 fizemos uma delimitação territorial conforme explicado, na mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, dentre as quais as microrregiões: Alfenas, Andrelândia, Itajubá, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso e Varginha. Seguimos essa linha de atuação e não estamos excluindo nenhuma cidade e ninguém. Nossa proposta é de fortalecer a região do Sul de Minas. Inclusive já demos notícias sobre Lavras. Abraço!