Edição
Edição
Sulminas146

Itamonte

Viver Simples: conheça movimento que fica em Itamonte, no Sul de Minas

Ecovila de Itamonte formada por 13 famílias é um modelo de assentamento humano sustentável.

Foto: Viver Simples
Ecovila Viver Simples fica em Itamonte, no Sul de Minas
Ecovila Viver Simples fica em Itamonte, no Sul de Minas

Formado por um grupo de 13 famílias, um condomínio rural em Itamonte, no Sul de Minas, vive como um modelo de assentamento humano sustentável. Chamado de Viver Simples, o local tem área de cultivo, um centro de aprendizado onde são oferecidos cursos, 10 chalés para visitantes e cozinha comunitária.

“A partir da milenar filosofia taoístas, buscamos o convívio entre a Natureza e a ação humana consciente, entre o céu, a terra e o homem, proporcionando à Humanidade uma sociedade estável, repleta de espiritualidade, riqueza material, saúde, e sentimento de amor fraterno”, diz um trecho do site da comunidade.

As ecovilas estão cada vez mais presentes no Brasil. Ou seja, comunidades urbanas ou rurais onde pessoas vivem em harmonia com a natureza e com um estilo de vida o mais sustentável possível. Para que deem certo, é preciso seguir algumas práticas, como a criação de esquemas de apoio familiar e social, utilização de energias renováveis, produção orgânica de alimentos, bioconstrução, economia solidária, preservação do meio ambiente, entre outros.

É como se as ecovilas resgatassem o modo de sobrevivência mais primário da humanidade, que por milhares de ano viveu em comunidade, num convívio íntimo com a natureza, utilizando-a de forma inteligente e sempre respeitando o ciclo natural das coisas. A partir de 1998, as ecovilas consagraram-se então como uma das 100 melhores práticas para o desenvolvimento sustentável, nomeadas oficialmente através de uma lista da ONU.

Chamadas também de eco aldeia e eco comunidade, o modelo de vida acaba por preservar áreas já degradadas ou que poderiam estar se degradando, além de trazer soluções viáveis para a erradicação da pobreza.

Conheça mais a Ecovila Viver Simples

Conheça outras ecovilas no Brasil

Seja o primeiro a comentar